Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Onde deficientes podem curtir o carnaval?

A cidade de Recife, um dos principais destinos turísticos do país durante o carnaval, está promovendo em 2012 um período de festas inclusivo e multicultural. O projeto Carnaval Inclusivo – Somos Todos Iguais – trabalha com a articulação de diversas secretarias, para viabilizar estruturas acessíveis e disponibilizar profissionais preparados para atender foliões com diferentes deficiências.

A Central do Carnaval, o principal ponto de informações sobre a festa recebeu adaptações para se tornar um local inclusivo. Pessoas com baixa visão e deficiência visual terão a disposição cardápios em braile em todos os nove restaurantes da Arena Gastronômica. Além disso, haverá um intérprete de libras de plantão no posto de informações da Central do Carnaval, diariamente.

Reprodução / Divulgação

Outra estrutura nova é o conjunto de Pólos Inclusivos. Esses pólos são áreas reservadas para pessoas com deficiência, contando com áreas exclusivas de embarque e desembarque, programação das atrações em braile, intérprete de libras e serviços de supervisão, com auxiliares para atendimento. Os pólos contarão também com banheiros químicos adaptados.

Por fim, uma parceria entre diversos órgãos governamentais locais e o Galo da Madrugada viabiliza um camarote da acessibilidade no desfile do maior bloco carnavalesco do mundo A estrutura permite que, 100 convidados com deficiência assistam ao desfile do Galo estando incluídos no hall dos foliões.

Essas medidas são interessantes e promovem a inclusão de cidadãos residentes de Recife, e de turistas com deficiência. Eu particularmente gostaria de estar lá, para curtir a festa e descobrir como esse movimento começou. Será que a capital pernambucana é a primeira cidade do nordeste a trabalhar pela inclusão numa festa dessa proporção?

O que motivou a mudança? A participação popular em anos anteriores? A presença de turistas com deficiência? A Copa do Mundo 2014?

#Enconte o jornalista Rafael Bonfim no Facebook. Clique aqui para acessar o perfil.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros