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Campanha 2.0

O esdrúxulo “vazamento” do vídeo do candidato a prefeito de Paranaguá Mário Roque “descendo a ripa” no clã Requião explicita de forma absoluta um fenômeno de nossa era eleitoral. Assim como existe uma “Web 2.0”, também existe uma “Campanha 2.0” centrada em blogs, redes sociais digitais, portais de postagem de vídeos e animações. Por sua fantástica fluidez, o ambiente digital dificulta o controle pela lei – os mornos e contidos sites oficiais de campanha, desprovidos de élan vital, são a prova cabal disso – e abre espaço para criatividade e mesmo para uma crueldade inauditas. Isso é bom ou é ruim? Não há resposta simples. Como alguém que acompanha o rame-rame de uma campanha de baixa efervescência, encaro a procissão de truões, duendes e monstros da propaganda extra-oficial com olhos benevolentes. E tenho comigo que, no futuro, ela só há de ganhar adeptos, movida justamente pela facilidade e pela gratuidade das ferramentas, pela pessoalidade da iniciativa e pelo baixo poder de ação dos controles externos, ideológicos, institucionais e oficiais.

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