De tempos em tempos, candidatos dão início a ações de campanha baseadas em “arrancadas rumo à vitória”. A mais conhecida dos curitibanos é a “Campanha dos 12 Dias”, de Jaime Lerner no pleito municipal de 1988, que associou o número de dias da entrada oficial do candidato na disputa ao número de seu partido nas urnas, o 12.
Na atual campanha, o time de Roberto Requião chegou a acenar com uma “ofensiva dos 15 dias”, mas a coisa acabou não tendo o impacto desejado.
Hoje, 13 de outubro, os marqueteiros de Dilma reeditaram o expediente: a treze dias do pleito, lançaram uma ação instantânea de marketing nas redes sociais. O mote: “Faltam 13 dias para o Brasil votar 13”. Em síntese: não há nada de novo sob o sol… e nem no manual dos marqueteiros.
O Gerador de Memes
Se você está louco para aporrinhar seus amigos do Facebook com piadas ou críticas ao candidato A e B, uma dica é usar os chamados “geradores de memes”, que permitem a qualquer um criar seus próprios memes sem fazer grandes malabarismos com o Photoshop ou o Corel Draw. Esses geradores estão disponíveis em sites como o Memegenerator ou o Gerador de Memes. É a tecnologia a serviço da galhofa – só não erre a dose, para não ser bloqueado pela massa.
De olho no debate
Marque, porque vai valer a pena: o primeiro debate do segundo turno – porrada geral – acontece nesta terça-feira, 14, na Bandeirantes, a partir das 22 horas. Tomara que os candidatos reservem mais tempo para as propostas do que para os vitupérios. Só um inocente, porém, acredita que isso irá acontecer.
Last, but not least…
Se o tempo é de comparações, o povo está comparando até no campo da música:
Conanda aprova aborto em meninas sem autorização dos pais e exclui orientação sobre adoção
Piorou geral: mercado eleva projeções para juros, dólar e inflação em 2025
Chefe do Dnit responsável pela ponte que caiu no TO já foi preso por corrupção
Emendas: a nova decisão de Dino e o impacto político para o governo Lula; ouça o podcast