O Atlético está procurando um técnico e foi logo bater na porta do vestiário do Barcelona. Mas não se trata de uma insatisfação com Milton Mendes. E, embora fosse ousadia condizente com o histórico do Rubro-Negro, não estamos falando de Luís Enrique, campeão de tudo na última temporada europeia.
O procurado foi o uruguaio Guillermo Almada, técnico do Barcelona de Guayaquil. A revelação do contato foi feita pelo próprio treinador, em entrevista à rádio Studio Fútbol, de Guayaquil.
“Há quatro dias tive uma proposta do Atlético Paranaense, os dirigentes sabem, mas estamos comprometidos com o projeto do Barcelona”, afirmou, como os mais desconfiados podem ouvir da boca do treinador a partir dos 14 minutos e 20 segundos.
O que Almada não disse na entrevista é que a procura não é para o time principal. O Atlético queria a contratação do uruguaio para a sua equipe sub-23. Ou seja, ameaça zero para Milton Mendes.
Durante toda a temporada, o sub-23 do Atlético foi comandado pelo ex-lateral Marcão. Na estreia do Paranaense da categoria, no fim de semana, o time foi comandado pelo português Sérgio Vieira, que era auxiliar – Marcão passou a assistente técnico.
Almada tem experiência no trabalho com garotos. Entre 2011 e 2015, ele dirigiu o River Plate, clube de Montevidéu famoso pela revelação de jogadores. Seu antecessor foi Juan Ramón Carrasco (AQUELE). E foi Carrasco quem assumiu o River Plate quando Almada se transferiu para o Barcelona de Guayaquil.
Ano passado, foi Almada quem confirmou a venda do lateral Lucas Olaza do River Plate para o Atlético. Como ele mesmo diz, preferiu ficar no futebol equatoriano. Com a recusa, o Rubro-Negro manterá Sérgio Vieira no comando da sua categoria de transição.