Os quatro jogos de Copa na Arena da Baixada atraíram em torno de 160 mil turistas estrangeiros, segundo cálculos preliminares da prefeitura de Curitiba. Australianos e argelinos puxaram a fila, seguidos pelos russos. De brasileiros foram mais 140 mil. A soma, 300 mil, fica pouca coisa abaixo da projeção inicial do município. A expectativa era atrair de 320 a 340 mil visitantes durante o Mundial. Ainda assim, o balanço é positivo. O número será fechado após parecer da associação hoteleira.
Falou demais
Sumido dos jogos e treinos da seleção, o presidente da CBF, José Maria Marin, apareceu na entrevista coletiva de Neymar, ontem, na Granja Comary. Uma das aparições mais extemporâneas para um momento de crise. Disse que o novo Museu da CBF estava à disposição para reportagens entre ontem e hoje e que caso a imprensa tivesse alguma reclamação sobre o centro de mídia em Teresópolis, deveria repassar a queixa ao diretor de comunicação, Rodrigo Paiva.
Não falou nada
Entre Marin e Neymar sentou Vilson Ribeiro de Andrade, presidente do Coritiba e chefe da delegação. Vestindo agasalho da seleção, ouviu atentamente as palavras de Marin e levantou da mesa logo após o dirigente. Não disse uma palavra sequer.
Rá! Pegadinha do gaúcho!
Causou furor na tribuna de imprensa da Granja Comary a chegada do time ao campo de treinamento, ontem. Pela divisão dos coletes, o time titular havia perdido Fernandinho, Fred e o suspenso Luiz Gustavo. Ramires e Hernanes formavam a dupla de volantes, com Oscar, Willian e Hulk de meias e Neymar no ataque. Esse foi o time… do aquecimento. Na hora de a bola rolar, Paulinho no lugar de Luiz Gustavo e nada mais.
Torcida presidencial
A Embaixada da Colômbia em Brasília confirmou, ontem, que o presidente do país, José Manuel Santos, virá a Fortaleza assistir ao jogo contra o Brasil. Estarão com ele sua mulher e seus filhos. A agenda ainda deve prever uma reunião com o governador do Ceará, Cid Gomes.
Espiando na grade
Embora a Colômbia tenha anunciado de antemão que não abriria o treino de ontem, muitos jornalistas foram até a Unifor acompanhar a atividade. Acabaram surpreendidos ao ver que do portão da universidade era possível, entre árvores e uma chapa metálica, observar partes do campo, a 100 metros de distância. Logo os seguranças cogitaram a hipótese de posicionar o ônibus para obstruir a visão dos jornalistas. Desistiram. Eram muitos pontos que davam visão para o gramado.
Velhinhos modernos
A Copa de 2014 já faz a Fifa considerar mudanças profundas no futebol. Para atenuar o desgaste dos jogadores, estuda a instituição da quarta substituição. Para reduzir os erros de arbitragem, a ideia é permitir aos treinadores dois desafios por tempo, como acontece no tênis. Pedido o desafio, câmeras revisariam a decisão do juiz.
Veredicto
A Fifa anuncia, hoje, seu parecer sobre o recurso da CBF à suspensão do diretor de comunicação Rodrigo Paiva. A defesa argumenta que os chilenos iniciaram a confusão que culminou no soco de Paiva no atacante Pinilla. O diretor teria saído em defesa do preparador físico Paulo Paixão.
Nos acréscimos
“Vou tentar falar isso da maneira mais educada possível: ele saiu para ir ao banheiro.”
Rodrigo Paiva, diretor de comunicação suspenso da CBF, explica por que Marcelo deixou cinco minutos o treino de ontem, na Granja Comary.
Colaborou: André Pugliesi