Em novembro a revista alemã Digital Sports fez um estudo de alcance digital dos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro. A conta era bem simples: somar os usuários de cada clube nas cinco principais redes sociais (a saber, Facebook, Twitter, Google+, YouTube e Instagram. O produto desta soma ditava o “alcance digital” de cada clube.
Àquela altura, o Atlético tinha 14º maior alcance digital da Série A do Campeonato Brasileiro. Eram 1.252.244 contas atingidas pelas redes sociais rubro-negras. O Coritiba vinha logo atrás, mas um pouco distante: 989.292. Tudo isso com dados de 1º de novembro.
Passados oito meses, a conta está um pouco mais apertada. As cinco redes sociais do Atlético somam 1.325.617 usuários. O Coritiba na mesma rede tem 1.203.333 usuários. A diferença, que era de 269.952, caiu para 122.284 usuários. Reduzida em dois terços.
A surpresa é de onde veio o grosso dessa subida do Coritiba: Google+, a deserta rede social do Google, sobre a qual a empresa (envergonhada?) evita falar em seus eventos.
Em novembro, a página do Coxa no Plus tinha 206.022 seguidores. Agora, são 320.206. Quase 115 mil a mais. Ou 53% do ganho de “alcance digital” que o clube teve ao longo dos oito últimos meses. O Atlético, por exemplo, caminhou de 232 para 316 seguidores.
Outros dois pontos chamam atenção nessa marca do Coritiba no Plus: 1) O clube não atualiza a página desde o início de maio, o que indica uma percepção óbvia de que não vale a pena investir em uma rede social que as pessoas até têm suas contas (inevitável para quem usa Gmail), mas não acessam; 2) O Coritiba é bem maior no Plus do que no Facebook, onde faz um trabalho de excelente qualidade e com atualização constante, mas tem “apenas” 267 mil curtidas.
Ok, mas por que diabos você está escrevendo sobre isso? Por causa de um levantamento bacana feito pela Máquina do Esporte. Na terça-feira, os 20 clubes da Série A atingiram, juntos, a marca de 20 milhões de seguidores. Culpa de Cruzeiro e Atlético Mineiro, que fizeram uma campanha para atingir a marca de 1 milhão.
A dupla Atletiba está longe dessa marca. O Atlético tem 602 mil seguidores e o Coritiba, 582 mil. Entre eles e o clube do milhão estão Sport (885 mil), Inter (879 mil) e Fluminense (651 mil).
O curioso é que, neste período em que o Google+ fez o Coritiba aproximar-se do Atlético em alcance digital, o Furacão abriu frente sobre o rival no Twitter. Saltou de 562,4 mil para 602 mil seguidores (40 mil a mais). O Coxa variou pouco: foi de 555,4 mil para 582 mil (26,6 mil).
No Facebook, embora a vantagem rubro-negra ainda seja folgada, o Coritiba teve um salto maior tanto em números absolutos como percentual.
Em novembro, a página do Atlético tinha 669.034 curtidas e a do Coritiba, 204.315 curtidas. Agora em julho são 693.697 para o Atlético e 267.351 para o Coritiba. O Furacão ganhou 24.663 curtidas (4% a mais) e o Coxa, 63.036 (31% a mais). Dá um quarto do ganho total de alcance digital que o Coritiba teve no período.
Abaixo, os seguidores da dupla Atletiba por rede social e o ranking de Twitter e Facebook dos times da Série A.
Atlético
Twitter: 602 mil
Facebook: 693,7 mil
Google+: 318
YouTube: 9.101
Instagram: 20.500
Coritiba
Twitter: 582 mil
Facebook: 267,3 mil
Google+: 320,2 mil
YouTube: 11.327
Instagram: 22.500
Twitter entre os times da Série A
Corinthians: 3,3 milhões
Flamengo: 2,6 milhões
São Paulo: 2,3 milhões
Palmeiras: 1,6 milhão
Santos: 1,58 milhão
Grêmio: 1,55 milhão
Vasco: 1,03 milhão
Atlético-MG: 1 milhão
Cruzeiro: 1 milhão
Sport: 885 mil
Internacional: 879 mil
Fluminense: 651 mil
Atlético: 602 mil
Coritiba: 582 mil
Figueirense: 528 mil
Goiás: 512 mil
Chapecoense: 50,2 mil
Avaí: 45,6 mil
Ponte Preta: 34,1 mil
Joinville: 24,1 mil
Facebook entre os 20 times da Série A
Corinthians: 10 milhões
Flamengo: 9,8 milhões
São Paulo: 6,2 milhões
Palmeiras: 3,3 milhões
Santos: 3,1 milhões
Cruzeiro: 2,6 milhões
Vasco: 2,5 milhões
Atlético-MG: 2,4 milhões
Grêmio: 2,1 milhões
Internacional: 1,9 milhão
Fluminense: 1,131 milhão
Sport: 872,5 mil
Atlético: 693,7 mil
Coritiba: 267,3 mil
Goiás: 254,1 mil
Figueirense: 232,6 mil
Avaí: 199 mil
Ponte Preta: 189 mil
Joinville: 184,5 mil
Chapecoense: 172,6 mil