A página do Coritiba no Google+: notem a data da última atualização, 11 de maio de 2015. (Reprodução/ Google+)| Foto:

Em novembro a revista alemã Digital Sports fez um estudo de alcance digital dos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro. A conta era bem simples: somar os usuários de cada clube nas cinco principais redes sociais (a saber, Facebook, Twitter, Google+, YouTube e Instagram. O produto desta soma ditava o “alcance digital” de cada clube.

CARREGANDO :)

 

Àquela altura, o Atlético tinha 14º maior alcance digital da Série A do Campeonato Brasileiro. Eram 1.252.244 contas atingidas pelas redes sociais rubro-negras. O Coritiba vinha logo atrás, mas um pouco distante: 989.292. Tudo isso com dados de 1º de novembro.

Publicidade

 

Passados oito meses, a conta está um pouco mais apertada. As cinco redes sociais do Atlético somam 1.325.617 usuários. O Coritiba na mesma rede tem 1.203.333 usuários. A diferença, que era de 269.952, caiu para 122.284 usuários. Reduzida em dois terços.

 

A surpresa é de onde veio o grosso dessa subida do Coritiba: Google+, a deserta rede social do Google, sobre a qual a empresa (envergonhada?) evita falar em seus eventos.

 

Publicidade

Em novembro, a página do Coxa no Plus tinha 206.022 seguidores. Agora, são 320.206. Quase 115 mil a mais. Ou 53% do ganho de “alcance digital” que o clube teve ao longo dos oito últimos meses. O Atlético, por exemplo, caminhou de 232 para 316 seguidores.

 

Outros dois pontos chamam atenção nessa marca do Coritiba no Plus: 1) O clube não atualiza a página desde o início de maio, o que indica uma percepção óbvia de que não vale a pena investir em uma rede social que as pessoas até têm suas contas (inevitável para quem usa Gmail), mas não acessam; 2) O Coritiba é bem maior no Plus do que no Facebook, onde faz um trabalho de excelente qualidade e com atualização constante, mas tem “apenas” 267 mil curtidas.

 

Publicidade

 

Ok, mas por que diabos você está escrevendo sobre isso? Por causa de um levantamento bacana feito pela Máquina do Esporte. Na terça-feira, os 20 clubes da Série A atingiram, juntos, a marca de 20 milhões de seguidores. Culpa de Cruzeiro e Atlético Mineiro, que fizeram uma campanha para atingir a marca de 1 milhão.

 

A dupla Atletiba está longe dessa marca. O Atlético tem 602 mil seguidores e o Coritiba, 582 mil. Entre eles e o clube do milhão estão Sport (885 mil), Inter (879 mil) e Fluminense (651 mil).

 

Publicidade

O curioso é que, neste período em que o Google+ fez o Coritiba aproximar-se do Atlético em alcance digital, o Furacão abriu frente sobre o rival no Twitter. Saltou de 562,4 mil para 602 mil seguidores (40 mil a mais). O Coxa variou pouco: foi de 555,4 mil para 582 mil (26,6 mil).

 

No Facebook, embora a vantagem rubro-negra ainda seja folgada, o Coritiba teve um salto maior tanto em números absolutos como percentual.

 

Em novembro, a página do Atlético tinha 669.034 curtidas e a do Coritiba, 204.315 curtidas. Agora em julho são 693.697 para o Atlético e 267.351 para o Coritiba. O Furacão ganhou 24.663 curtidas (4% a mais) e o Coxa, 63.036 (31% a mais). Dá um quarto do ganho total de alcance digital que o Coritiba teve no período.

Publicidade

 

Abaixo, os seguidores da dupla Atletiba por rede social e o ranking de Twitter e Facebook dos times da Série A.

 

Atlético

Twitter: 602 mil

Publicidade

Facebook: 693,7 mil

Google+: 318

YouTube: 9.101

Instagram: 20.500

 

Publicidade

Coritiba

Twitter: 582 mil

Facebook: 267,3 mil

Google+: 320,2 mil

YouTube: 11.327

Publicidade

Instagram: 22.500

 

Twitter entre os times da Série A

Corinthians: 3,3 milhões

Flamengo: 2,6 milhões

Publicidade

São Paulo: 2,3 milhões

Palmeiras: 1,6 milhão

Santos: 1,58 milhão

Grêmio: 1,55 milhão

Vasco: 1,03 milhão

Publicidade

Atlético-MG: 1 milhão

Cruzeiro: 1 milhão

Sport: 885 mil

Internacional: 879 mil

Fluminense: 651 mil

Publicidade

Atlético: 602 mil

Coritiba: 582 mil

Figueirense: 528 mil

Goiás: 512 mil

Chapecoense: 50,2 mil

Publicidade

Avaí: 45,6 mil

Ponte Preta: 34,1 mil

Joinville: 24,1 mil

 

Facebook entre os 20 times da Série A

Publicidade

Corinthians: 10 milhões

Flamengo: 9,8 milhões

São Paulo: 6,2 milhões

Palmeiras: 3,3 milhões

Santos: 3,1 milhões

Publicidade

Cruzeiro: 2,6 milhões

Vasco: 2,5 milhões

Atlético-MG: 2,4 milhões

Grêmio: 2,1 milhões

Internacional: 1,9 milhão

Publicidade

Fluminense: 1,131 milhão

Sport: 872,5 mil

Atlético: 693,7 mil

Coritiba: 267,3 mil

Goiás: 254,1 mil

Publicidade

Figueirense: 232,6 mil

Avaí: 199 mil

Ponte Preta: 189 mil

Joinville: 184,5 mil

Chapecoense: 172,6 mil

Publicidade