A Arena da Baixada atravessou a Copa do Mundo de 2014 com R$ 6,4 milhões pendentes do quarto e último empréstimo tomado da Fomento Paraná. O dinheiro não foi liberado porque a CAP S/A, empresa responsável pela gestão da obra, não havia entregado à agência estadual a documentação necessária para comprovar o aporte de recursos do próprio Atlético. Após o primeiro jogo, entre Irã e Nigéria, Mario Celso Petraglia surpreendeu ao dizer, em uma reunião na Fomento, que não precisava mais do dinheiro.
Versões
A partir do posicionamento de Petraglia, partiu-se para três versões. Na Fomento, embora a recusa não tenha sido formalizada, a questão é dada como encerrada. Agora, é esperar o pagamento dos empréstimos, a partir do ano que vem. Na prefeitura, a informação é de o dinheiro que falta cai na conta da CAP S/A ainda nesta semana. No governo do estado, não há notícia de que faltou repassar dinheiro.
Só mais um dia
Na sexta-feira o Atlético reassume a gestão da Arena, mas ainda sem a Copa ter saído inteiramente do estádio. O desmonte das estruturas temporárias está em andamento, mas provavelmente avançará até sábado.
Ressaca…
Na próxima semana, a prefeitura deve formalizar, no Diário Oficial do município, o desmanche da Secretaria de Copa. Os funcionários serão devolvidos às suas secretarias originais. Qualquer questão referente ao Mundial seguirá sendo respondida por Reginaldo Cordeiro, que se dedicará apenas à pasta do Urbanismo.
e bota-fora
No governo do estado, não há prazo para a dissolução da Coordenação-Geral de Copa. A seção continuará trabalhando até o fim do Mundial. Depois, o coordenador Mario Celso Cunha se dedicará a grandes eventos, outra atribuição da secretaria.
Casquinha
O UFC resolveu tirar uma casquinha da Copa para divulgar sua edição 175, sábado, em Las Vegas. O vídeo promocional mescla uma série de simulações de falta – a começar pelo pênalti de Rafa Márquez no holandês Robben – com golpes certeiros no octógono, tudo comentado por Joe Rogan, a voz oficial das lutas. No fim, o slogan: “Nós não nos jogamos”. O UFC 175 terá como atração principal a luta entre Chris Weidmann e Lyoto Machida, pelo cinturão dos médios.
Nos acréscimos
“A cada quatro anos os fãs de esportes estão sujeitos ao abuso de jogadores se jogando. Você pode ajudar a pôr um fim nessa tragédia. Assine o Pay-Per-View do UFC 175.”
Trecho de vídeo promocional do UFC 175, tirando uma casquinha das simulações de falta em Copas do Mundo.