Mario Celso Petraglia: modelo de gestão. (Ivonaldo Alexandre/ Gazeta do Povo)| Foto:
CARREGANDO :)

Mal em campo no Campeonato Paranaense, o Atlético é o líder do Índice de Desenvolvimento Esportivo (IDE), ranking criado pela Trevisan Escola de Negócios para medir a eficiência de gestão dos clubes. O Furacão obteve 66,7 pontos, em uma escala de 0 a 100. Teve vantagem confortável para Internacional (64,3), São Paulo (62,3), Vitória (61,7) e Cruzeiro (59,9), que completam o top 5 da listagem.
Pontos fortes
De acordo com o material distribuído pela Trevisan e a consultoria Maksen, co-autora do ranking, o Atlético se destacou em três pontos: infraestrutura, desenvolvimento de elenco e resultado social. “O clube publica balanço social desde 2003 e faz investimentos em programas de esportes voltados à inclusão social”, diz o relatório, destacando o projeto social Escola Furacão.
Pontos fracos
O Atlético teve pior desempenho em três itens: recursos humanos (12.º), captação e gestão de elenco (10.º) e resultado financeiro (8.º). Os organizadores selecionaram e enviaram questionários para 30 clubes, mas somente metade deles respondeu. O Coritiba está entre os 15 que não devolveram o questionário a tempo.