O Campeonato Paranaense da Segunda Divisão já teve o primeiro causo logo na rodada de abertura, no domingo. O Grêmio Arapongas entrou em campo contra o Pato Branco com o uniforme do Apucarana Sports, time que nem existe mais. A situação bizarra é resultado de uma sucessão de fusões, mudanças de sede e CNPJ típicos do futebol estadual. Senta que lá vem história.
O Grêmio Arapongas tem origem no Cincão Esporte Clube, clube de Londrina que, até 2013, disputava a segunda e a terceira divisões do Campeonato Paranaense. Ano passado, o Cincão fundiu-se com o Roma Apucarana, dando origem ao Apucarana Sports. O Apucarana disputou a Segunda Divisão de 2014, mas não subiu. Na virada do ano, com o fim das atividades do Arapongas, o empresário Gilberto Ponce (dono do Cincão e do Apucarana Sports) levou o Apucarana Sports para Arapongas e mudou seu nome para Grêmio Arapongas. Pausa para desaquecer os neurônios…
Retomando. Ponce iniciou o processo burocrático para transformar, formalmente, o Apucarana Sports em Grêmio Arapongas. “Na esfera jurídica o tempo não depende de nós, assim o imbróglio entre cartórios de Apucarana, novos registros em receita estadual e federal entre outros documentos solicitados pela Federação Paranaense não foram liberados a tempo”, explicou o clube em nota oficial.
Como o processo burocrático não foi concluído a tempo, a Federação Paranaense determinou que o Grêmio Arapongas jogue com o nome e o uniforme do Apucarana Sports até estar oficialmente com o novo nome. Por isso, venceu o Pato Branco, por 2 a 1, vestindo vermelho (não verde) e estampando o escudo do “finado” Apucarana Sports. Cenário que deve se repetir no próximo domingo, contra o PSTC, novamente em Arapongas.
“Não acredito que ainda para o próximo jogo poderemos usar as cores do Grêmio Arapongas, ainda dependemos de liberações de terceiros para efetivar essa troca no registro. Mas vamos trabalhar a semana toda para isso, novamente, como foi esta semana que passou quando fui para Curitiba, e lá permaneci até as 18:00h na FPF, e se preciso for na próxima sexta estarei lá novamente até as 22:00h para tentar resolver, da minha parte tudo que for possível será feito”, disse Ponce na nota oficial do clube.