• Carregando...
O torcedor saiu da Cidade do Galo levado por seguranças. (Peter Powell/ EFE)
O torcedor saiu da Cidade do Galo levado por seguranças. (Peter Powell/ EFE)| Foto:

O New York Times fez uma pesquisa sobre Copa em 19 países, com três perguntas simples: Quem vai ganhar a Copa? Quem você não quer que ganhe? Quem joga o futebol mais bonito? O Brasil teve o melhor desempenho em todas as questões. É o time que vai ganhar e o que joga futebol mais bonito para 16 países. E em nenhum foi a principal resposta para “Quem você não quer que ganhe a Copa?” — foi o segundo mais mencionado na Argentina (jura?) e dentro do próprio Brasil (complexo de vira-latas?). Os brasileiros também jogaram contra o patrimônio ao apontar Espanha e Alemanha como as seleções de futebol mais bonito.

Eu me amo

Apenas quatro países apontaram a si próprio como favoritos para ganhar a Copa: Brasil (ok), Argentina (ok), Espanha (já era) e… Estados Unidos (?!).

Mais que um jogo

A pergunta sobre quem você não gostaria que ganhasse a Copa expôs rivalidades regionais que extrapolam o futebol. Brasileiros, colombianos e chilenos torcem contra a Argentina. Os argentinos, contra os ingleses. Os ingleses, contra a Rússia. Russos e mexicanos, contra os Estados Unidos. Os americanos, contra si próprio. Franceses, contra a Argélia. E a Grécia, claro, contra a Alemanha de Merkel.

Invasor…

O torcedor saiu da Cidade do Galo levado por seguranças. (Peter Powell/ EFE)

O torcedor saiu da Cidade do Galo levado por seguranças. (Peter Powell/ EFE)

Um torcedor brasileiro invadiu ontem a Cidade do Galo, onde a Argentina está concentrada. Ele teve acesso por meio de um terreno baldio e entrou no local. Os seguranças, porém, conseguiram impedir que ele chegasse perto dos jogadores.

… Reincidente

Na semana passada, ele já havia invadido o gramado do Estádio Independência durante um treino aberto dos hermanos. Na ocasião, ganhou uma camisa de Messi. Desta vez, ele queria um autógrafo do camisa 10. “Quero que ele assine a camisa que me deu naquele dia. Eu preciso disso para mudar minha vida. Quero leiloar e ajudar minha família”, declarou.

Torre de Babel

A saída antecipada da equipe de tradução instaurou o caos na coletiva de Hyung-Min, craque de Coreia x Rússia, quarta-feira. O problema foi percebido quando um jornalista russo fez pergunta ao jogador coreano. A partir de então, as questões eram feitas em inglês e traduzidas para alemão (Min joga no país) ou coreano. E as respostas, para inglês.

Haja selfie

Meio milhão de fotos enviadas e 180 mil ligações feitas. Esses foi o scout da telefonia móvel para Brasil x México, no Castelão. Os picos de transmissão de dados foram na hora anterior à partida, para registrar a chegada ao estádio, e no primeiro tempo, com o hino e lances do jogo.

Nos acréscimos

“Acho que todas as arenas serão aproveitadas. Isso dependerá, principalmente, da criatividade dos dirigentes.”

José Maria Marin, presidente da CBF, dá uma sugestão nada criativa para que estádios como Arena Pantanal, Arena da Amazônia, Mané Garrincha e Arena das Dunas não virem elefantes-brancos após a Copa.

 

Colaboraram: Adriano Ribeiro, Irinêo Baptista Netto, Robson Martins e Rodrigo Fernandes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]