• Carregando...
A arquibancada da Arena da Baixada é livre para camisas do Atlético e da Fanáticos. (Albari Rosa/ Gazeta do Povo)
A arquibancada da Arena da Baixada é livre para camisas do Atlético e da Fanáticos. (Albari Rosa/ Gazeta do Povo)| Foto:
A arquibancada da Arena da Baixada é livre para camisas do Atlético e da Fanáticos. (Albari Rosa/ Gazeta do Povo)

A arquibancada da Arena da Baixada é livre para camisas do Atlético e da Fanáticos. (Albari Rosa/ Gazeta do Povo)

A torcida Ultras entrou com uma ação contra o Atlético para poder entrar na Arena da Baixada com seu material. A organizada requer os mesmos direitos da Fanáticos, que desde a reabertura do estádio ao público entra com faixas, camisas e bandeiras.

Acordo eleitoral

Segundo a Ultras, a posição oficial do Atlético é de que a torcida não existe legalmente – o que segundo o vice-presidente Cláudio Roberto Machado foi resolvido com o registro em cartório do estatuto, há três meses. Nos bastidores, porém, a proibição é atribuída a um acordo entre Petraglia e a Fanáticos antes da última eleição no clube, em 2011. “Enquanto o Petraglia estiver lá, é impossível o material ser liberado. Por isso entramos com a ação”, disse Machado.

Treta antiga

Ultras e Fanáticos foram, por anos, torcidas rivais, resultado de confrontos entre comandos de bairro das duas organizadas. Uma briga entre integrantes das duas torcidas, no Atletiba do returno do Brasileiro-2013, fez o Atlético perder mando de campo e ter de jogar em Joinville. Foi pagando essa punição que o clube viu membros da Fanáticos brigarem com torcedores do Vasco, resultando na perda de mais nove mandos para o Furacão.

MP aprovou

Antes de acabar a punição ao Atlético pela briga em Joinville, Ultras e Fanáticos selaram uma paz forçada. Por intermédio do Ministério Público, as organizadas assinaram um termo de conduta em que se comprometiam a não brigar mais. Em caso de confronto, o presidente e o vice de cada torcida assumirá a responsabilidade legal. Não houve mais confronto. Membros da Ultras têm assistido aos jogos ao lado da Fanáticos e cantado junto com a principal organizada do clube. Alguns até têm ido à Baixada vestindo a camisa proibida pela diretoria rubro-negra.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]