A ideia de ter o Castelão inteiro cantando o hino nacional abraçado, encampada pela seleção brasileira, partiu de um torcedor, de maneira despretensiosa. O estudante de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Ceará (UFC), Matheus Sampaio, cantava o hino na sexta-feira à noite, debaixo do chuveiro, quando teve o estalo. “Será meu primeiro jogo do Brasil em estádio e pensei no que fazer para marcar ainda mais. Aí surgiu a ideia de imitar os jogadores”, contou Matheus à coluna.
Ninguém curtiu
Na sexta à noite mesmo ele criou um evento no Facebook convocando quem fosse ao estádio para cantar o hino abraçado. A rejeição foi imediata. “Liguei para a minha namorada contando e ela que a ideia era patética, ninguém ia fazer nada. Quatro amigos me chamaram de idiota”, diz.
Alguém compartilhou
A maré virou quando Ferruccio Feitosa, secretário de Copa do Ceará, soube da ideia e repassou para os jogadores da seleção. Feitosa já havia sugerido a entrada do time em campo em fila, com as mãos sobre os ombros do companheiro, prática que estreou no Brasil x México da Copa das Confederações. A nova sugestão foi prontamente encampada por Thiago Silva e David Luiz, que gravaram um vídeo no Instagram convocando a torcida.
Vem pra rua
Agora, Carvalho espera ver se, na prática, a torcida vai aderir. “Vou chorar, né. Se chorei no estádio no jogo do Uruguai, imagina vendo minha seleção, num jogo de Copa do Mundo, a torcida cantando como eu sugeri”, disse.
*****
Confira a íntegra da entrevista da coluna com Matheus Sampaio, feita pelo Facebook.
Como surgiu a ideia do hino nacional abraçado no jogo da seleção?
Cara, você quer a verdade verdadeira ou algo bonito?aieaiueaiu
Verdade verdadeira.
Cara, estava tomando banho e cantando o hino, sexta-feira a noite… Sou amante do futebol e a única boa lembrança de 98 foi a torcida cantando o hino na final… Ano passado fizemos isso também, e eu estou muito emocionado, pois será meu primeiro jogo do brasil em estádio! Aí pensei “Poxa, cara, Copa, o que posso fazer pra marcar mais ainda? Marcar a mim, a cidade e a todos?” Aí surgiu a ideia de imitar os jogadores na hora do hino.
E aí você já na sexta mesmo criou o evento no Face?
Criei sim, aqui o link oh. Pode conferir a data de criação. Eu liguei pra minha namorada contando. Ela disse que era patética a ideia, que ninguém ia fazer nada. No momento que criei, quatro amigos me chamaram de idiota, que isso seria um sonho…
Como a história chegou na seleção?
Através do Ferrucio Feitosa, secretário de esportes. Acho que ele viu a campanha e aderiu… Até vinte minutos atrás eu estava meio chateado porque ele nem crédito deu. Mas agorinha no Twitter ele publicou que a ideia foi minha e, finalmente, divulgou o link do evento!!! [Matheus falou com o blog por volta das 17 horas de segunda-feira]
Viu o vídeo do Thiago Silva e do David Luiz convocando a torcida a encampar a sua ideia?
Vi e me emocionei MUITO! Pois é aquela velha história, fui chamado de doido, né? Mas vou poder contar ao meus filhos que a ideia foi minha hahaha
Como vai ser ver amanhã, no estádio, todo mundo cantando o hino do jeito que você idealizou?
Cara, vou chorar né? Isso é o espírito da copa! Se eu chorei no estádio no jogo do Uruguai, imagina vendo minha seleção, num jogo de Copa do Mundo, a torcida cantando como eu sugeri. Sei lá, um sonho, sem dúvidas.
*****
Tá chegando a hora
A torcida mexicana deu, no fim da noite de domingo, uma mostra do apoio que o time terá hoje, no Castelão. Centenas de torcedores foram para a frente do hotel e acabaram premiados com a saída dos jogadores na varanda. Os atletas tiraram a camisa, girararam e cantaram com os fãs “Cielito lindo”, canção típica do país no ritmo do nosso “Tá chegando a hora”.
Selfie presidencial
A seleção brasileira pediu Dilma Roussef em todos os jogos, não conseguiu. Os alemães nem pediram, mas Angela Merkel esteve em Salvador assistir à estreia contra Portugal. E fez mais. Desceu até o vestiário e tirou um selfie com Lucas Podolski.
Doce com queijo
A vida está amarga para a seleção uruguaia. E não é só por causa da derrota para a Costa Rica. A Polícia Federal apreendeu, em Belo Horizonte, 25 quilos de doce de leite que a delegação celeste tentou trazer de Montevidéu para compor a alimentação dos jogadores em Minas Gerais.
Com muito orgulho e muito amor
A torcida brasileira não perdoou o pior jogo da Copa e vaiou Irã x Nigéria, na Arena da Baixada. Nas tribunas de imprensa, porém, um jornalista iraniano se levantou e aplaudiu de pé o time. Depois tirou a bandeira do país e comemorou o resultado. O gesto foi repetido por torcedores da seleção pelo estádio.
Nos acréscimos
“Woww. Obrigado Mauricio Matos pela maravilhosa escultura minha em uma melancia. Fantástico.”
Mario Balotelli, atacante da Itália, agradece pelo desenho do seu rosto em uma melancia, feito pelo chef do hotel da Azzurra em Manaus.
Colaboraram: Ana Luzia Mikos, Gustavo Ribeiro e Nícolas França.