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A bicicleta e o discurso dos pré-candidatos à Prefeitura de Curitiba
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Montagem: arte de James sobre urna eletrônica
Bicicleta já é parte dos discursos e planos dos pré-candidatos à prefeitura de Curitiba.

A Gazeta do Povo publicou, no início desse ano, uma série de entrevistas com os pré-candidatos à Prefeitura de Curitiba.

Embora sequer os nomes da disputa estejam oficialmente definidos — o que só vai ocorrer após as convenções partidárias, no mês de junho –, já dá para concluir, pelo conteúdo de cada uma das entrevistas, que a mobilidade urbana será um tema crucial na corrida pelo Palácio 29 de Março.

Com isso, naturalmente, a bicicleta acaba tomando seu espaço no debate público, sendo apontada como parte da solução para o problema da (falta de) mobilidade da cidade.

Por isso mesmo, os pré-candidatos fizeram questão de deixar claras suas intenções no que diz respeito ao pepel do veículo de duas rodas no futuro da capital mais motorizada do país.

O Ir e Vir de Bike selecionou os principais trechos de cada pré-candidato relacionados à mobilidade por bicicleta em Curitiba. Confira o que cada um disse:

Angelo Vanhoni (PT): “Curitiba tem de resgatar sua energia intelectual”

Obs: O pré-candidato não citou diretamente a bicicleta, mas tratou do tema da mobilidade

Pergunta: E como definir Curitiba?

Resposta: É uma cidade que tem uma boa organização do ponto de vista da mobilidade, que foi projetada desde a década de 1970. Mas hoje os desafios da cidade são outros. Curitiba é uma cidade metropolitana, e é preciso que o gestor da capital possa trabalhar todas as questões que dizem respeito à vida do homem e da mulher de maneira mais integrada. Não apenas na integração de políticas para o desenvolvimento urbano, mas também no que diz respeito ao projeto de cidade para consolidação do futuro. (…)

Dr. Rosinha (PT): “O ônibus não pode ser mais caro que o carro”

Pergunta: O senhor estaria disposto a colocar ciclofaixas em toda a cidade?

Resposta: Ou faço a faixa [exclusiva para ciclista], ou educo todos os motoristas. Eu fui ao México e lá tem faixa para ciclista. Em Bruxelas [Bélgica] não tem, mas o ciclista é respeitado pelo motorista. Não precisa ter a faixa, o motorista sabe que tem de respeitar.

Fabio Camargo (PTB): “O projeto do metrô de Curitiba é burro”

Pergunta: É possível fazer ciclofaixas em toda a cidade?

Resposta: Não só é possível, é preciso.

Gustavo Fruet (PDT): “É importante discutir o metrô antes que seja lançado o edital”

Pergunta: O senhor estaria disposto a ampliar as ciclofaixas?

Resposta: Ampliar o máximo possível.

Rafael Greca (PMDB): “A obra do metrô vai servir só o empreiteiro”

Obs: O pré-candidato não citou diretamente a bicicleta, mas tratou do tema da mobilidade

Pergunta: E o que o senhor traria de outras cidades para Curitiba?

Resposta: A tradição cultural de Roma, a mobilidade de Paris, a animação de Nova York e a alegria do Rio de Janeiro.

Ratinho Junior (PSC): “Curitiba pode ter metrô e bonde elétrico”

Pergunta: Dentro desse planejamento pa­­ra a mobilidade, o senhor já pen­­sa em algo?

Resposta: O metrô é para alguns eixos es­­tru­­turantes. Acho que Curitiba tem que começar a se voltar para VLT [Veículo Leve sobre Trilhos], alguma coisa voltada para trilhos, talvez bonde elétrico, como já é usado em algumas cidades da Europa. Com energia limpa, não poluente. E obviamente ampliar áreas de ciclovias e fazer com que isso seja uma alternativa de transporte.

Renata Bueno (PPS): “Temos de nos espelhar nos modelos que são n.º 1”

Pergunta: O que pode ser feito para melhorar o trânsito da cidade?

Resposta: Incentivar o uso do transporte coletivo, porque a partir do momento que a gente tem um bom sistema, acaba fazendo com que as pessoas deixem seus carros e optem pelo transporte coletivo. Dar acesso a ciclovias e ter boas calçadas para que as pessoas possam caminhar. A mobilidade urbana integra tudo que se move e acaba acoplando muito a questão da sustentabilidade. Esses são dois eixos importantíssimos.

Pergunta: Estaria disposta a ampliar as ciclofaixas?

Resposta: Com certeza. Essa coisa de ter horários para as ciclovias, isso não existe.

Tadeu Veneri (PT): “Temos cada vez mais uma cidade do espaço privado”

Pergunta: Quais as soluções para melhorar o sistema de transporte público e o trânsito?

Resposta: Sou contra penalizar o motorista do transporte individual sem que ele tenha a opção do transporte público. Se você tivesse um transporte público de excelência, poderia fechar parte das ruas do centro de forma a dificultar que o transporte individual prevaleça sobre o transporte público. Também poderia ser aberta a possibilidade para que as pessoas pudessem ir para o seu local de interesse e ter um tempo para voltar sem ter de pagar nova passagem. Também se tivéssemos uma cultura de o terminal ser um espaço onde as pessoas possam se encontrar, onde tenha um bicicletário correto, um estacionamento correto, onde se tenha segurança, obviamente que as pessoas iriam preferir andar de ônibus. Não num processo curto e imediato, mas num processo de médio e longo prazo. Mas, se nós não pensarmos o que queremos de Curitiba para daqui 30, 40 ou 50 anos, não vamos conseguir pensar o que queremos de Curitiba para daqui seis meses.

Pergunta: Estaria disposto a ampliar as ciclofaixas?

Resposta: Não é lógico que uma cidade que tem quase 2 milhões de habitantes use todas as suas vias ou 99% delas com estacionamentos para carros. Se você tem estacionamento dos dois lados da via, por que você não pode ter estacionamento em um dos lados e do outro ter espaço para a bicicleta? Mas não basta ter ciclovias ou ciclofaixas sem que se coloque nas empresas um alojamento correto para que a pessoa possa trocar de roupa, tomar um banho, se achar necessário.

Luciano Ducci (PSB): “Prefeito não quis dar entrevista”

Pré-candidato à reeleição, o atual prefeito de Curitiba preferiu não participar da série de entrevistas feitas pela Gazeta do Povo. De acordo com a assessoria de imprensa de Ducci, ele não se sente a vontade em se colocar atualmente como pré-candidato, uma vez que é prefeito e o período da campanha eleitoral ainda não começou.

No site oficial da Prefeitura, entretanto, a bicicleta tem feito parte dos discursos de Ducci, que recentemente declarou:

“Temos toda a simpatia à causa da bicicleta. Vamos debater de forma conjunta os projetos de interesse da sociedade, para melhorar cada vez mais a relação da cidade com os ciclistas”. Em outra ocasião, o prefeito afirmou: “Acreditamos na bicicleta como um meio de transporte sustentável”.

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