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A bicicleta e o recado das urnas
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Independentemente do resultado das urnas no dia 27, o futuro traz uma perspectiva de esperança para quem pedala em Curitiba. Os dois candidatos que disputam o segundo turno das eleições municipais já assumiram publicamente compromissos com a causa da ciclomobilidade e assinaram a “Carta 10 Pontos para uma Cidade Ciclável”, formulada pela Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu (CicloIguaçu).

O documento apresenta os pontos considerados essenciais para a construção de cidades cicláveis, verdadeiras amigas, receptivas e incentivadoras do uso da bicicleta como modal de transporte. Isso inclui, necessariamente: educação para o respeito no trânsito; redução de acidentes e mortes de ciclistas; criação de um Departamento de Transporte Não- Motorizado; assegurar orçamento específico e progressivo; implantação de ciclofaixas nas estruturais (junto às canaletas); integração da bicicleta com o transporte coletivo; paraciclos em pontos estratégicos da cidade; implantação de espaços viários acalmados; planejamento integrado da região metropolitana; e, fiscalização efetiva do comportamento no trânsito.

Ninguém é ingênuo a ponto de pensar que todas essas promessas vão se transformar em realidade num passe de mágica, transformando Curitiba na Copenhagen do Sul dentro dos próximos quatro anos. Mas esses são pontos considerados fundamentais para qualquer avanço. E é com base no compromisso assumido que o próximo prefeito pode e deve ser cobrado. É assim que as democracias saudáveis funcionam.

Reprodução
Campanha do candidato Ratinho Júnior focada no eleitor que pedala

Por trás desse debate está a concepção da cidade que queremos e de um modelo de mobilidade urbana mais eficiente e sustentável. De qualquer maneira, a decisão dos curitibanos no primeiro turno significa a derrota simbólica do atual modelo, que privilegiou o transporte individual motorizado e relegou a bicicleta a um papel secundário de equipamento de lazer.

A atual administração ficou marcada pela falta de diálogo com os ciclistas e por uma série de equívocos em suas ações para a área. A lista de trapalhadas é longa. Relembre algumas delas aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

Candidato à reeleição, o prefeito Luciano Ducci (PSB) foi o único dos postulantes ao Palácio 29 de Março que não assinou a carta de compromisso com a CicloIguaçu no primeiro turno. O candidato sequer recebeu os representantes da entidade para debater os pontos propostos. A assessoria do então candidato apenas devolveu aos ciclistas o documento com uma série de ressalvas.

Reprodução
Campanha de Gustavo Fruet divulga programa de construção de ciclovias na capital paranaense

Ducci também foi o único dos principais concorrentes que não quis conceder entrevista ao blog Ir e Vir de Bike, na série sobre o tema da ciclomobilidade, perdendo a chance de prestar contas de seu mandato e apresentar suas propostas para cerca de 10 mil (e)leitores.

Segundo turno

O tema da bicicleta continua presente com força no segundo turno: praticamente não houve entrevista ou debate entre os candidatos em que o tema da bicicleta não tenha sido mencionado.

Nesse fim de semana, Ratinho Júnior e Fruet trocam as carreatas pelas pedaladas de apoio às suas candidaturas.
No sábado (20), os apoiadores de Ratinho se reúnem às 10 horas na Praça Santos Andrade para a “Pedalada das Novas Ideias” com a participação do candidato a vice-prefeito da chapa, Ricardo Mesquita.

No domingo, às 10 horas, também na Santos Andrade, será a vez de Fruet reunir seus apoiadores para pedalar. A “Bicicleata pró-Gustavo Fruet” vai até o parque Barigui e tem a presença confirmada do próprio candidato.

O plano de ciclomobilidade dos candidatos teve destaque no Papo Universitário, evento promovido pela Gazeta do Povo no Teatro Paiol.

Na manhã desta terça-feira (16), em entrevista à Rádio RB2 AM, os candidatos voltaram a detalhar seus projetos para a área. Fruet afirmou que pretende criar 300 quilômetros de ciclovias. Ratinho disse que quer integrar as ciclovias já existentes, investir em bicicletários e oficinas de conserto nos terminais de ônibus, além de incentivar as empresas a terem vestiários para os empregados que usam a bicicleta poderem tomar anho antes do expediente.

Os candidatos também apresentaram seus projetos para a área ao site do Paraná Online:

Reprodução/Paraná Online
Candidatos detalham seus planos para a área da ciclomobilidade

Neste segundo turno, a CicloIguaçu ainda aguarda a resposta das assessorias de Ratinho Jr e Fruet para uma nova rodada de conversas sobre a questão da bicicleta no plano de governo dos dois candidatos.

Você pode conferir a opinião de Gustavo Fruet (PDT) e Ratinho Júnior (PSC) sobre o tema em entrevista ao blog Ir e Vir de Bike.

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