| Foto:
CARREGANDO :)

A bicicleta entrou definitivamente no debate público. Compartilhando as ruas das grandes cidades em número cada vez maior, as bikes também passaram a dividir a pauta na cobertura dos grandes meios de comunicação.

Mobilidade, trânsito, urbanismo, violência, cicloativismo, cidadania, sustentabilidade, moda, comportamento, esporte e lazer. Nas últimas semanas, esses assuntos pedalaram livremente nas redes sociais, na blogosfera, nas páginas virtuais e de papel de jornais e revistas e nas ondas do rádio e da tevê. O assunto virou tema de pronunciamento na Tribuna do Senado Federal.

Publicidade

A Folha de S. Paulo, maior jornal do país em circulação, abordou a questão da legislação do trânsito em uma polêmica matéria mostrando ciclistas cometendo supostas infrações. O jornal dedicou ainda editorial, a capa e principal matéria de sua revista ao assunto, além da coluna de sua ombudsman.

O mesmo fez a revista Época São Paulo, que na sua edição mais recente escalou a repórter Jeanne Callegari para pedalar nas ruas de São Paulo. O veículo também hospeda o blog Na Bike, da jornalista e ciclista Sabrina Duran.

No campo do debate democrático das ideias, articulistas de peso deram seus pitacos sobre a causa das duas rodas. Pela Folha, Gilberto Dimenstein apoiou a Pedalada dos Pelados. Pelo Estadão, o colunista Roberto Damatta, lembrou do idealismo que impulsiona os ciclistas “ingênuos, esses inocentes que acreditam no respeito às normas e aos outros”. Já Rodrigo Wolff Apolloni, da Gazeta do Povo, lembrou da “mensagem das bicicletas silenciosas de Curitiba” enquanto a jornalista Ateneia Feijó, que escreve para o prestigiado Blog do Noblat, lembrou que, na calçada, os pedestres são ameaçados por ciclista que desrespeitam as leis de trânsito e de convivência. Artur Xexéo, do jornal O Globo, baseado no fatour clima disse que o ciclismo utilitário é impossível no Rio de Janeiro e cravou: “Uma ciclovia incomoda muita gente”.

Jás as revistas Veja e Carta Capital politizaram a questão, imprimindo, cada uma à sua maneira, uma versão sobre a causa das bicicletas com suas respectivas tintas ideológicas.

Em um embate mais, digamos, “apaixonado”, o blogueiro da revista Veja Reinaldo Azevedo acusou os cicloativistas de “fascistóides”, rotulando-os de “bikerdistas, talibikers e fascisbikers”.

Publicidade

Cynara Menezes, da Carta Capital, por sua vez, contra-atacou afirmando que os que atacam as bicicletas são “Piores que Hitler”. “Dentro de seus carros, a direita balofa bufa contra os ciclistas que protestam, porque ‘param’ o trânsito e ‘atrapalham’ seu deslocamento egoísta e insano”, escreveu.

De forma mais equilibrada, em sua coluna na rádio CBN, o jornalista André Trigueiro, especialista na questão da sustentabilidade, lembrou que o assunto não interessa apenas para quem pedala ou dirige: a bicicleta é uma necessidade no planejamento urbano das grandes cidades. Trigueiro também deu seu recado: “Candidatos a prefeito que não oferecem opções para ciclistas não merecem voto”.

No último sábado, a CBN também tratou do tema da mobilidade e da convivência harmônica entre ciclistas, motoristas e pedestres. No programa Fato em Foco, debateu o assunto com o coordenador do núcleo de infraestrutura e logística do Instituto Dom Cabral, Paulo Resende e com o ciclista e especialista em mobilidade humana, André Pasqualini.

O programa Fantástico, da TV Globo, escalou sua repórter-medida-certa Renata Ceribelli para pedalar pelas ruas de São Paulo na companhia de um Bike-Anjo. Apesar o uso estúpido de clichês como “guerra no trânsito”, a abordagem foi positiva e propositiva.

Essa abordagem ampla e plural é prova inequívoca de que a questão da bicicleta não é modismo passageiro. É uma necessidade.

Publicidade

A discussão, que já tomou as ruas de todo o país com as Bicicletadas e Massas Crítica, encontrou respaldo no mundo acadêmico e científico, começa a tomar conta do debate público e nos meios políticos.

O próximo (e determinante) passo é que as estruturas de Poder, nos âmbitos municipal, estadual e federal, também passem a formular políticas públicas adequadas focadas no estímulo ao uso seguro das bicicletas como meio de transforte.

Notícias que você NUNCA vai ler sobre bicicletas (mas que provavelmente já leu sobre carros)

Na última semana postei na página do blog no Facebook, como brincadeira, algumas manchetes impossíveis de serem noticiadas a respeito da bicicleta. O post teve mais de 160 “curtidas” e mais de 130 compartilhamentos, além de diversas sugestões. Abaixo, algumas delas:

Publicidade

– Ciclista dorme no guidão e cinco pessoas da mesma família morrem em acidente; (aconteceu)

– Tribunal de Justiça do Paraná gasta R$ 4,5 milhões na compra de 90 bicicletas de luxo para desembargadores; (aconteceu)

– Prefeito ignora data e Curitiba perde a chance de viver Dia Mundial Sem Bicicletas; (aconteceu)

– Casal de ciclistas é vítima de sequestro relâmpago e passam 2 horas amarrados na garupa; (aconteceu)

– Bicicletas causam congestionamento recorde na saída do feriado; (aconteceu)

Publicidade

– Ladrões usam bicicleta em marcha a ré para arrombar porta de loja; (aconteceu)

– Pedalar causa depressão e obesidade; (aconteceu)

– Ciclistas em fúria atropela comboio e deixa 17 motoristas feridos em Porto Alegre (aconteceu);

– Ciclista é morto a tiros por furar fila do calibrador em posto de gasolina (aconteceu);

– Ciclista em alta velocidade atropela e mata criança de 9 anos. Polícia suspeita de racha; (aconteceu)

Publicidade

– Falta de arroz e feijão causa transtornos no trânsito; (aconteceu)

– Deputado pelada bêbado a 170 km/h e mata dois jovens em acidente; (aconteceu)

– Cientistas advertem: emissão de CO² de bicicletas coloca em risco Amazônia e Antártida; (aconteceu)

Sugestões dos leitores

– Criança morre ao ser esquecida pelo pai em seu banquinho da bicicleta; (aconteceu)

Publicidade

– Garoto de 14 anos atropela menininha de 3 com pedalinho; (aconteceu)

– Ciclista atropela cinco motoristas que estavam dirigindo em avenida no Rio de Janeiro; (aconteceu)

– Brasileiro gasta em média R$ 900 por mês com combustivel, manutenção, impostos, seguro e financiamento de sua bicicleta; (aconteceu)

– Governo reduz IPI de bicicletas para aquecer economia e combater a crise; (aconteceu)

– ‎Procon-SP autua 18 compressores por preços abusivos do ar; (aconteceu)

Publicidade

– PF apreende 34 kg de cocaína em quadro de bicicleta em MS; (aconteceu)

– Montadora convoca recall de 10 mil bicicletas. Defeito no guidão hidráulico pode por em risco a vida do ciclista; (aconteceu)

Interatividade
Lembrou de alguma manchete? Comente aí!