Um acidente deixou um ciclista ferido na manhã deste domingo (18) no Circuito Ciclístico de Lazer, em Curitiba.
Um veículo não teria respeitado a sinalização do agente da Diretran para dar preferência ao ciclista ao converter à esquerda, no cruzamento da Rua Marechal Deodoro com a Alameda Doutor Muricy, na região central da capital.
Para não ser atropelado, o ciclista, um senhor de 60 anos, teve que jogar sua bicicleta para a lateral da rua. Ele bateu no meio-fio e caiu. O motorista, fugiu sem prestar socorro.
De acordo com um dos monitores do Circuito, o ciclista sofreu ferimentos nos braços, pernas e ombro em decorrência da queda. Ele foi atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhado ao hospital. Não houve fraturas e o ciclista está fora de perigo.
A Diretran não soube informar se a placa do carro que causou o acidente foi identificada e se o motorista será multado.
Compromissos desonrados
Ao menos dois compromissos assumidos formalmente pela Prefeitura de Curitiba em reunião com os ciclistas estão sendo desrespeitados.
No início de novembro, a prefeitura aceitou adiantar o cronograma de operações do Circuito de Lazer — que ocorre mensalmente –, tornando-o semanal a partir de janeiro de 2012.
Esse acordo também foi divulgado pela própria Prefeitura, em seu site oficial. Porém, o mesmo site vem divulgando um calendário indicando que os próximos passeios serão nos dias 15 de janeiro; 12 de fevereiro; e 25 de março.
Inicialmente a prefeitura previa operações semanais apenas a partir de março de 2012. Entretanto, em entrevista ao RPCTV após a inauguração, o presidente do IPPUC, Cléver Almeida esticou o cronograma, ao afirmar que isso seria feito até “o segundo semestre do ano que vem”.
Outro acordo previa a correção de todas as informações de marketing e propaganda da prefeitura relacionadas ao projeto, abolindo o nome “Ciclofaixa de Lazer”.
Isso porque, de acordo com as determinações técnicas previstas no Código Brasileiro de Trânsito, a nomenclatura técnica “ciclofaixa” pressupõe a existência de uma estrutura fixa e permanente, não podendo ser usada para designar o circuito ciclístico de lazer criado pela prefeitura de Curitiba. Apesar desse compromisso, o evento segue sendo divulgado nos canais oficiais como “Circuito Ciclofaixa”.
A Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu (CicloIguaçu) encaminhou, por e-mail, um ofício à Secretaria Municipal de Esporte e Lazer questionando essas contradições. A pasta comandada por Marcello Richa é a responsável pela operação do Circuito de Lazer. Até o momento, a entidade dos ciclistas não obteve uma resposta formal da Prefeitura sobre o descumprimento dos acordos.
Enquete
O Ir e Vir de Bike quer saber: para você, qual foi a maior conquista do movimento cicloativista de Curitiba no ano de 2011?
_________________________o>°o
Pedale com o blog
Siga as atualizações pelo Twitter.