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Ajude a garantir verbas para ciclovias no orçamento de 2013; é só alguns cliques
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A Prefeitura de Curitiba abriu uma consulta pública pela internet que ajudará a definir a destinação de R$ 5,03 bilhões, apontando as prioridades para o orçamento municipal de 2013 na Lei Orçamentária Anual (LOA).

É fundamental que os ciclistas e cicloativistas participem massivamente, indicando a necessidade de mais recursos para educação no trânsito e para manutenção e implantação de ciclovias na cidade.

Entre 2009 e 2012, houve uma redução de 68% nos valores orçamentários destinados à infraestrutura cicloviária. Além disso, no período, os valores destinados pela LOA sofreram cortes profundos nas revisões orçamentárias (no meio do ano fiscal), de 90% em 2011 e 98,8% em 2010. Do que sobrou, apenas 2% foi de fato aplicado.

Protagonismo

Aniele Nascimento/ Gazeta do Povo
Foto de 2011: Erni Stein (à esquerda) foi à Câmara solicitar ciclovia

Não adianta apenas reclamar e falar mal dos políticos nas redes sociais. É preciso que cada cidadão assuma individualmente seu protagonismo e participe das decisões sobre o futuro da cidade.

Coletivamente, a primeira grande mudança que podemos fazer por Curitiba é garantir, através da participação democrática, recursos polpudos para investimento na recuperação e ampliação da rede cicloviária da cidade para o prefeito que assumirá para cumprir a gestão 2013-2016.

Não deixe para pensar em como melhorar sua cidade apenas no dia das eleições. A construção de uma Curitiba melhor começa neste exato momento e depende de você.

Democracia sobre duas rodas

Mais do que um meio de transporte, a bicicleta é uma ferramenta fundamental na contrução de um futuro melhor, como reconhece a Organização das Nações Unidas (ONU). A bicicleta é um instrumento político que garante a democratização do espaço urbano.

Ao dar mobilidade às pessoas, ela também agrega qualidade de vida, saúde, melhora a qualidade do ar, diminui os engarrafamentos…

Mas, para que cada vez mais pessoas se encoragem a usar a bicicleta como meio de transporte, dois fatores são fundamentais: a criação de infraestrutura, que garanta segurança (aí entram as ciclovias), e campanhas de educação no trânsito para educar motoristas e ciclistas sobre seus direitos e deveres e promover uma convivência pacífica e harmônica.

Bogotá investiu na bicicleta e reduziu drásticamente seus índices de violência. Barcelona fez o mesmo e reduziu o número total de óbitos na cidade. Buenos Aires, com seu programa de mobilidade Mejor en Bici, aumentou os índices de satisfação dos portenhos com sua cidade.

Como fazer

Acesse o site, preencha o cadastro com seus dados pessoais. Em seguida, aponte no menu a esquerda quais são as prioridades para a LOA 2013. Você pode encaminhar, no máximo, três sugestões. Você é livre para escolher, mas essas três parecem ser estratégicas:

1) Trânsito > Educação (enviar);

2) Vias > Cilovias > Manutenção (enviar);

3) Vias > Ciclovias > Implantação (enviar)

Faça sua parte! Se estiver com preguiça, depois não reclame…

Como fazer II

Para não depender apenas dos políticos, você também pode apoiar o projeto de iniciativa popular do Voto Livre, que pretende encaminhar a Lei da Mobilidade Urbana Sustentável em Curitiba. Apreveite e vote em ideias, não em pessoas!

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