• Carregando...
Após reforma, Avenida da Integração entre Curitiba e Pinhais terá ciclovia
| Foto:
Harassen/Panoramio
Avenida da Integração: ciclovia entre Curitiba e Pinhais

A Avenida da Integração, entre os municípios de Curitiba e Pinhais, na Região Metropolitana, passará por uma ampla obra de requalificação. A boa notícia é que, além de recapeamento, iluminação, drenagem e paisagismo, o trecho de cerca de cinco quilômetros terá a implantação de ciclovias.

Essa previsão adequa o projeto à Lei da Mobilidade Urbana (nº 12.587/2012), que tem como uma das diretrizes a prioridade dos modos de transportes não motorizados sobre os motorizados.

A requalificação da Avenida da Integração faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade/Copa 2014, do Ministério das Cidades, e visa melhorar a infraestrutura viária e a mobilidade na região.

O projeto deve beneficiar centenas de trabalhadores e usuários da bicicleta que transitam diariamente entre os dois municípios, contribuindo para a integração da RMC.

O projeto a ser licitado é composto pela adequação de seis vias urbanas: três localizadas em Curitiba e três em Pinhais. De acordo com o projeto de engenharia, fornecido pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), a ligação com a BR-116 (Linha Verde Norte) se dará na continuidade da rua José Zgoda até a trincheira da Gustavo Rattmann.

Entre as obras previstas estão a criação de faixas adicionais de estacionamento lateral, o alargamento da ponte sobre o Rio Atuba, que faz a divisa entre os municípios, regularização dos respectivos passeios (calçadas) laterais, duplicação da avenida Maringá e adequação da rua Euclides da Cunha Ribas, além da execução de calçadas, rampas de acessibilidade nas esquinas e ciclovia compartilhada. A obra deverá ser executada no prazo de 365 dias a partir da assinatura do contrato, ao preço máximo de R$ 12.229.920,06.

Veja o trecho que receberá a ciclovia


Visualizar Avenida da Integração em um mapa maior

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]