| Foto:
CARREGANDO :)

Uma bicicleta furtada em Curitiba reencontrou seu dono 592 dias depois, graças à honestidade de uma pessoa que abriu mão de uma recompensa de R$ 1 mil simplesmente para fazer o que é certo.

A bike – uma Trek District com correia dentada – foi furtada no dia 4 de outubro de 2011, no Santa Quitéria, em Curitiba. “No último fim de semana recebi uma ligação perguntando sobre a bici e se ainda não havia sido recuperada. Respondo que não e a pessoa diz que estava com ela na sua loja, que havia sido deixada por uma pessoa e ela não apareceu mais”, conta André Marques, dono da magrela.

Publicidade

“Ele foi procurar na internet alguma informação sobre ela, pois a achou diferente, e encontrou a publicação no blog Ir e Vir de Bike. Aí me ligou e eu fui lá pegá-la”, relata.

Segundo ele, Ivo Merlak, que encontrou a bicicleta, sequer considerou a questão da recompensa. “O que é de alguém a ele pertence”, justificou Ivo. “Isso mostra que é a bicicleta realmente aproxima as pessoas umas das outras e da civilidade”, avalia André.

A história com final feliz também virou reportagem no telejornal Paraná-TV 2ª edição. Veja o vídeo com a reportagem.

Furto na UFPR

Publicidade

Na noite da última quarta-feira (22), um ladrão de bicicletas foi pego em flagrante enquanto tentava furtar duas magrelas no campus da Univesidade Federal do Paraná (UFPR). Ele estava com uma Caloi Confort e uma Caloi MTB, mas como os donos das bicicletas não apareceram para formalizar uma denúncia, o suspeito foi liberado horas depois pela Polícia Militar, segundo relatos de testemunhas.

Serviço

Quem teve a bicicleta roubada ou furtada deve registrar Boletim de Ocorrência (BO) na Polícia Militar, informando todos os detalhes da bicicleta, como marca, modelo, características individuais (adesivos, arranhões, peças). Também é importante manter a nota fiscal de compra e informar o número de série do quadro (gravado embaixo do movimento central).

Em Curitiba, há um grupo no Facebook que reúne informações sobre bicicletas roubadas na cidade. Já na página Alerta de Bikes Roubadas Curitiba é possível compartilhar detalhes sobre sobre furtos e roubos.

Outro serviço colaborativo, desenvolvido na plataforma Google Maps possibilita o mapeamento das regiões com maior incidência de furtos e roubos de bicicletas na capital paranaense.

Publicidade