Não é uma disputa ou uma guerra. É uma relação inevitável e, por isso mesmo, todos precisam se entender. É esse o conceito por trás da campanha da agência Getz Comunicação, que deve ganhar as ruas nos próximos dias para estimular a convivência pacífica de motoristas com os ciclistas no trânsito.
Com o mote “Ciclista Legal” as peças buscam promover a educação e o respeito, brincando com os conceitos ligados ao relacionamento entre os casais. “É uma iniciativa voluntária da agência para provar que carros e bicicletas podem formar um pelo par”, explica o diretor institucional da Getz, Maurício Ramos.
“Nós não estamos aqui esperando o apocalipse motorizado, muito menos na esperança que amanha as ruas estejam cheias de bicicletas no lugar de carros, mas estamos aqui para levar informação para os dois lados, tentando assim iniciar um acordo de respeito entre todos que precisam ir de um lugar ao outro, principalmente entre carros e bicicletas”, conceitua.
As peças serão reproduzidas nas redes sociais também contarão com um site, cartazes, panfletos, adesivos e um “movie action” – ação promocional de divulgação em sinaleiros de grande circulação da cidade, para mostrar que aquela “magrela” pode ser sua amiga. A campanha prevê ainda a distribuição de materiais educacionais e cartilhas com a legislação de trânsito envolvendo direitos e deveres dos ciclistas.
Campanha cidadãs
A agência Getz é responsável por outras campanhas voluntárias de cidadania que recentemente repercutiram em todo o país. Entre elas, está a campanha “Essa vaga não é sua nem por um minuto”, que estimula o respeito às vagas de estacionamento preferenciais de idosos e portadores de necessidades especiais.
Ainda no que diz respeito ao trânsito, a agência promoveu a campanha “190 Km/h é Crime”, que distribuiu 500 mil adesivos após o trágico acidente em que o deputado Fernando Ribas Carli Filho acabou matando dois jovens ao dirigir alcoolizado e em alta velocidade.
Atribuição de quem?
A campanha da Getz é digna de aplausos, não só de quem usa a bicicleta no dia a dia. Mesmo assim, ela nos faz pensar de quem deveria ter partido essa iniciativa.
O orçamento municipal de 2011 previa R$ 11,5 milhões para a Prefeitura de Curitiba gastar com divulgação de ações do governo e campanhas educativas. O orçamento foi revisado revisado para R$ 17,9 milhões, com um acréscimo de 55%. Nem um centavo foi destinado até o momento para campanhas que incentivem um trânsito mais seguro para os ciclistas. Ano que vem tem eleições. Não é preciso dizer mais nada…
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