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A falta de estacionamentos no centro da capital é um dos fatores que mais dificulta a vida de quem usa a bicicleta no dia a dia.

Esse problema, entretanto, tem data para acabar. Ao menos é o que promete a Prefeitura de Curitiba, que anunciou que vai instalar, ainda no primeiro semestre do ano que vem, 80 vagas para bicicletas em pontos estratégicos do centro da cidade.

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O mobiliário é considerado elemento fundamental para a política de mobilidade e estímulo ao uso da bicicleta como meio de transporte.

Os locais foram definidos no início dessa semana em reunião da Câmara Temática de Mobilidade do Conselho da Cidade de Curitiba (Concitiba), que contou com a participação de representantes dos ciclistas da cidade.

Numa primeira etapa, os equipamentos serão colocados em sete pontos: Praças Osório, Zacarias, Tiradentes, Café do Estudante, Palácio 29 de Março (Prefeitura), Assembleia Legislativa do Paraná e Câmara Municipal de Vereadores (dois).

Os locais foram escolhidos em função da mobilidade e proximidade de pontos de comércio e cultura. A ideia também é que os equipamentos fiquem próximos às câmeras de monitoramento da Guarda Municipal para evitar roubo de bicicletas.

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Cada local receberá um conjunto de cinco paraciclos. Em cada conjunto podem ser estacionadas 10 bicicletas de cada lado, totalizando uma capacidade para 80 bicicletas.

Depois de instalados, os locais serão monitorados para saber se os equipamentos estão sendo muito ou pouco utilizados. “Se for preciso aumentaremos o número de paraciclos num mesmo ponto, mesmo que ele já tenha sido contemplado antes”, informa a assessora de Projetos do Ippuc, Célia Bim.

Também foram discutidos os próximos locais já avaliados pelo Ippuc para receberem os paraciclos numa segunda etapa: Mercado Municipal, Praças Rui Barbosa, Osvaldo Cruz, e Carlos Gomes, Passeio Público, Setor Histórico e Teatro Paiol.

Licitação

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A instalação dos paraciclos será executada com a verba de emendas ao orçamento orçamento municipal propostas pelos vereadores Jonny Stica (PT) e Professor Galdino (PSDB). As emendas preveem a implantação de 250 equipamentos, com a criação de 500 vagas de estacionamento para bicicletas.

Os paraciclos deverão licitados pela Secretaria Municipal de Obras Públicas até o fim do ano, e a previsão é de que sejam instalados no primeiro semestre.

Características

Desenhado pelo setor de Mobiliário Urbano do Ippuc, os paraciclos em ferro galvanizado terão forma de arco, e receberão eletrostática para evitar ferrugem. A cor escolhida para o mobiliário será a vermelha como forma de identificação do equipamento. A principal característica dos paraciclos é prender as bicicletas pelo quadro e não apenas pelas rodas.

Ao lado de cada conjunto um totem identificará o equipamento. “Como ele não é muito alto, as vezes o ciclista pode não ver. Com o totem fica mais fácil de se enxergar e também mostra pra população que ali existe espaço para bicicletas”, explica Célia.

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“Ficou muito bom e bonito. É um modelo que atende bem as necessidades dos ciclistas. O mais interessante é que cada módulo corresponde a vaga de estacionamento de um carro”, avalia o presidente da CicloIguaçu, Goura Nataraj.

Ficha técnica

Os paraciclos terão 1,6 metros de largura por 0,75 centímetros de altura. Pelo novo modelo, podem ser estacionadas duas bicicletas de cada lado. O único detalhe ainda em estudo é a forma de fixação dos equipamentos. O Ippuc desenvolveu ainda um projeto de paraciclos móveis, que podem ser instalados em eventos específicos e depois removidos.

Terminais de integração

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A partir do ano que vem, os terminais de ônibus de Curitiba passarão por um processo de revitalização que contempla a instalação de paraciclos. Em reunião com os ciclistas a Prefeitura se comprometeu a instalar os equipamentos na parte interna dos terminais para garantir a segurança e evitar furtos das bicicletas.

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