O coletivo feminino de ciclistas Saia de Bici, de Curitiba, vai organizar um seminário municipal no dia 30 de maio para abordar as questões envolvendo a mulher e a bicicleta no trânsito da cidade. A realização do evento foi definida em uma reunião durante a semana entre as representantes do grupo e a secretária municipal da Mulher, Roseli Isidoro.
No encontro, foi discutido ainda a criação de campanhas de conscientização para dar visibilidade e segurança às mulheres que pedalam e incentivar a ocupação de espaços nas ruas de Curitiba. “São muitos planos para trabalhar de maneira integrada com as demais secretarias e organismos municipais e construir com pés e rodas no chão um caminho sólido e firme para trilharmos. Estabelecendo metas e prazos bem definidos”, avalia Roseli.
Além das campanhas, o grupo também reivindicou a implantação de um paraciclo na área interna do Mercado Municipal. “Além de uma causa, de uma bandeira mais ampla – que é luta permanente por respeito e segurança – também precisamos estabelecer uma pauta mais imediata, com soluções simples e concretas para resolver pequenas situações que dificultam o uso da bicicleta no dia a dia”, justifica umas das ciclistas do grupo.
Vênus de Curitiba
Na sexta-feira (28), as mulheres do Saia de Bici fizeram a doação de uma escultura, chamada Vênus de Curitiba, ao município. O trabalho da artista plástica e cicloativista Amanda Gallego foi entregue à Secretaria da Mulher para ser repassado ao acervo do patrimônio artístico da cidade.
“Esse é um presente, para ajudar a inserir a questão da mulher ainda mais na agenda da cidade. É uma homenagem às Deusas de Curitiba”, diz a artista.
Saia de Bici
O coletivo Saia de Bici promove encontros mensais no dia 28 de cada. A pedalada feminina com a participação de mulheres e homens tem como ponto de concentração a Praça 19 de Dezembro – a praça do Homem e da Mulher nús – às 18h30.
Veja o vídeo produzido pelas mulheres do Saia de Bici