| Foto:
CARREGANDO :)

Considerada “crime ambiental” em Curitiba, as ciclofaixas autônomas serão pintadas de forma simultânea nas seis principais cidades da Colômbia para marcar o Dia Mundial Sem Carro.

A diferença é que lá, a ação dos cicloativistas é vista como uma expressão legítima de cidadania diante da falta de infraestrutura adequada e insegurança que coloca em risco a vida dos ciclistas.

Publicidade

A iniciativa, chamada Bicis por la Vida [Bicicletas pela Vida] é liderada pela organização La Ciudad Verde, com apoio de diversos coletivos de ciclistas do país. A pintura será realizada na capital Bogotá além de Cali, Medellín, Tunja, Popayan e Barranquilla.

Membro do comitê de gestão política do La Ciudad Verde, Carlos Cadena Gaitán diz que a ideia foi inspirada na experiência dos cicloativistas de Curitiba — realizada no Dia Mundial Sem Carro de 2007 — que cruzou as fronteiras e se tornou referência.

Segundo os organizadores do Bicis por la Vida, o objetivo da ação é promover o uso das bicicletas nas principais cidades do país através da expressão da cidadania pacífica ligadas a arte e a ação comunicativa.

O jornal El Tiempo, o maior e mais importante da Colômbia, descreveu assim a ação: “Inspirados pelo direito a vida, o direito de gozar um ambiente sadio e pela liberdade de expressão, Bicis por la Vida pretende tornar conhecido a voz daqueles cidadãos que exigem de seus governos maiores esforços pela construção de cidades mais amáveis para quem usa meios de transporte como a bicicleta”.

Publicidade

Cicloaliança Latinoamericana

Cicloativistas da Colômbia, Perú, México, Paraguai e Brasil estarão compartilhando informações em tempo real sobre as ações do Dia Mundial Sem Carro em uma aliança latinoamericana pela ciclomobilidade. No Brasil, a rede é representada pelo blog Ir e Vir de Bike.

Pelas redes sociais, fotos e vídeos das ações serão compartilhados com as hashtags #BicisPorLaVida #DMSC e #DiaSemCarro.

Para marcar a data, em Curitiba, será realizada a Marcha das 2.012 Bicicletas — que deve superar a marca de 3 mil ciclistas, tornando-se assim a maior Bicicletada da história do país. O evento reserva uma grande surpresa com uma intervenção urbana em favor da bicicleta e da ciclomobilidade.

——————————
Vote no Ir e Vir de Bike!

Publicidade

O Ir e Vir de Bike concorre ao Prêmio Top Blog 2012 na categoria Variedades/Blogs Profissionais.

Para votar, clique no selo abaixo. É possível votar até 3 vezes, usando seu e-mail e os perfis do Facebook e Twitter.