Em reunião com representantes dos grupos de ciclistas de Curitiba, a prefeitura aceitou adiantar o cronograma e passará a operar a ciclofaixa de lazer todos os domingos a partir de janeiro do ano que vem.
Inicialmente a prefeitura previa operações semanais apenas a partir de março de 2012. Entretanto, em entrevista ao RPCTV após a inauguração, o presidente do IPPUC, Cléver Almeida chegou a afirmar que isso seria feito até “o segundo semestre do ano que vem”.
A antecipação do cronograma era uma das exigências dos ciclistas, que protestaram na inauguração da ciclofaixa de lazer, no último dia 23.
A prefeitura justificou a periodicidade mensal alegando falta de pessoal para garantir a operação do projeto, que também coincidiria com outras atividades já programadas para o calendário do município, como corridas de rua e maratonas.
A antecipação das operações semanais foi determinada pelo prefeito Luciano Ducci (PSB) e foi informada aos ciclistas pelo chefe de gabinete, José Antônio Andreguetto, em reunião com representantes da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu (cicloIguaçu) e Ciclovida da UFPR, nessa segunda-feira (31), na sede da Prefeitura.
Os cicloativistas também entregaram um relatório com uma análise que fizeram durante a realização do 1º Circuito Ciclofaixa de Lazer. No documento, consta o pedido para que o circuito se torne permanente aos domingos.
Voluntários
Os ciclistas da Cicloiguaçu se colocaram à disposição para designar voluntários, identificados com camisetas, para ajudar no controle dos passeios da Ciclofaixa em dias de operação. No relatório apresentado, os cicloativistas apresentaram também sugestões de melhoria para o circuito.
“Fizemos algumas colocações positivas sobre a Ciclofaixa de Lazer, para que a Prefeitura num curto prazo a disponibilize em todos os domingos e no futuro que elas possam se transformar em ciclofaixas permanentes”, afirmou o presidente da CicloIguaçu, Goura Nataraj.
Andreguetto destacou que o esforço conjunto entre ciclistas e a Prefeitura vai trazer soluções para colocar a bicicleta como um modal de transporte na cidade. “Esse diálogo é fundamental para o aperfeiçoamento das ações”, definiu.
“Andamos de bicicleta todos os dias, sabemos dos problemas e do que precisa ser aperfeiçoado nas ciclovias de Curitiba”, afirmou Goura.
Próximos passeios
Os próximos passeios da Ciclofaixa de Lazer neste ano serão nos dias 27 de novembro e 18 de dezembro. O circuito de lazer, sinalizado por faixas vermelhas pintadas nas ruas que compõem o trajeto, tem 4 quilômetros de extensão. Com saída das esquinas da XV de Novembro com a rua Mariano Torres, os ciclistas passam pela própria XV, Marechal Deodoro; Emiliano Perneta; Visconde de Nácar; André de Barros e Mariano Torres, roteiro que destaca cenários históricos e culturais de Curitiba.
Saiba mais
Projeto prevê 15 km de ciclofaixas de lazer em Curitiba
_________________________o>°o
Pedale com o blog
Siga as atualizações pelo Twitter.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS