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Ciclovia destruída “por engano” é refeita e integrada a rede oficial
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Alexandre Costa Nascimento/Ir e Vir de Bike
Ciclovia do Rebouças: trecho chegou a ser substituído por calçada mas foi recuperado e devolvido aos ciclistas

Cerca de seis meses depois de substituir “por engano” a ciclovia da rua Engenheiros Rebouças por calçadas, como parte das obras do chamado Anel Viário, a Prefeitura de Curitiba recuperou o trecho, que será devolvido aos cidadãos curitibanos como via segura para o tráfego de bicicletas.

As obras de recuperação do trecho de aproximadamente 500 metros foram concluídas na última semana, faltando ainda a sinalização adequada da via, que começa no cruzamento com a Avenida Comendador Franco (das Torres) e liga mais de cinco bairros ao centro da capital.

Toda a extensão da ciclovia, até as proximidades do Estádio Joaquim Américo (Arena da Baixada), passou por um processo de revitalização com recuperação do piso e alargamento da via, que tem trechos compartilhados e partes segregadas, com vias exclusivas para as bicicletas (canaleta) e para os pedestres (calçada).

A destruição da ciclovia foi denunciada pelo blog Ir e Vir de Bike, da Gazeta do Povo, em 1º de outubro de 2011. Na época, questionada sobre a situação, a prefeitura informou ao blog tratar-se de um “erro de execução da empreiteira”. Tal erro ocorreu a menos de 10 metros da administração regional da Matriz e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel).

A matéria gerou repercussão na Câmara de Vereadores de Curitiba. Com base no texto, o líder da oposição, vereador Jonny Stica (PT), formalizou um pedido de informações ao Executivo municipal (proposição nº 062.00149.2011), questionando a situação.

Alexandre Costa Nascimento/Ir e Vir de Bike
Trecho da ciclovias do Rebouças, substituído por calçadas…

Na resposta, apresentada através do Ofício nº392-EM/GTL, a Prefeitura afirmou que, embora o trecho apresente “forma geométrica de ciclovia”, ele “não é considerado pelo Ippuc como uma ciclovia oficial”. Assim sendo, o projeto original para revitalização da Rua Engenheiros Rebouças não previa a revitalização da ciclovia, que, por isso, começou a ser substituída por calçada.

A pressão dos ciclistas, entretanto, levou a Prefeitura a suspender as obras e reavaliar o projeto. “A recente solicitação dos ciclistas pela permanência da ciclovia não oficial da referida rua [o Ippuc revisou o projeto] para adequação da referida ciclovia a fim de torná-la também oficial”, diz o documento.

Soma-se a isso a perspectiva de implantação de ciclovias nos dois sentidos da Avenida das Torres, dentro do projeto do PAC da Copa/Mobilidade, que se conectarão ao eixo Dario Lopes dos Santos-Afonso Camargo, interconectando as vias ao centro da cidade em 2013.

Segundo o documento, assinado pelo prefeito Luciano Ducci (PSB), essa readequação não trouxe prejuízos para o cronograma nem para o orçamento da obra. Ainda de acordo com o ofício, “o trecho será devidamente sinalizado conforme os padrões determinados pelo Denatran”.

Para cumprir essa promessa, entretanto,será preciso especial atenção nas intersecções da ciclovia com as ruas Sérgio Venci, Imaculada Conceição e Iapó, onde há possibilidade de conversão à esquerda dos veículos que vêm pela Engenheiros Rebouças e pontos cegos para os veículos que entram na rua, representando riscos para os ciclistas.

Alexandre Costa Nascimento/Ir e Vir de Bike
…e depois de revitalizado

A ciclovia da Engenheiros Rebouças, agora elevada ao status de “ciclovia oficial”, vai se conectar ao trecho de ciclovia compartilhada entre as ruas Conselheiro Laurindo e Alferes Poli. Este trecho, segundo o prefeito, também será requalificado com obras de alargamento, restauração do pavimento e sinalização cicloviária.

Veja no mapa a configuração da nova ciclovia:


Legenda: vermelho (trecho recuperado – ciclovia exclusiva e trecho compartilhado); verde (ciclovia da Avenida das Torres, em projeto); amarelo (ramal de conexão, projeto de revitalização). Visualizar Ciclovia “oficializada” em um mapa maior

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