Cerca de seis meses depois de substituir “por engano” a ciclovia da rua Engenheiros Rebouças por calçadas, como parte das obras do chamado Anel Viário, a Prefeitura de Curitiba recuperou o trecho, que será devolvido aos cidadãos curitibanos como via segura para o tráfego de bicicletas.
As obras de recuperação do trecho de aproximadamente 500 metros foram concluídas na última semana, faltando ainda a sinalização adequada da via, que começa no cruzamento com a Avenida Comendador Franco (das Torres) e liga mais de cinco bairros ao centro da capital.
Toda a extensão da ciclovia, até as proximidades do Estádio Joaquim Américo (Arena da Baixada), passou por um processo de revitalização com recuperação do piso e alargamento da via, que tem trechos compartilhados e partes segregadas, com vias exclusivas para as bicicletas (canaleta) e para os pedestres (calçada).
A destruição da ciclovia foi denunciada pelo blog Ir e Vir de Bike, da Gazeta do Povo, em 1º de outubro de 2011. Na época, questionada sobre a situação, a prefeitura informou ao blog tratar-se de um “erro de execução da empreiteira”. Tal erro ocorreu a menos de 10 metros da administração regional da Matriz e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel).
A matéria gerou repercussão na Câmara de Vereadores de Curitiba. Com base no texto, o líder da oposição, vereador Jonny Stica (PT), formalizou um pedido de informações ao Executivo municipal (proposição nº 062.00149.2011), questionando a situação.
Na resposta, apresentada através do Ofício nº392-EM/GTL, a Prefeitura afirmou que, embora o trecho apresente “forma geométrica de ciclovia”, ele “não é considerado pelo Ippuc como uma ciclovia oficial”. Assim sendo, o projeto original para revitalização da Rua Engenheiros Rebouças não previa a revitalização da ciclovia, que, por isso, começou a ser substituída por calçada.
A pressão dos ciclistas, entretanto, levou a Prefeitura a suspender as obras e reavaliar o projeto. “A recente solicitação dos ciclistas pela permanência da ciclovia não oficial da referida rua [o Ippuc revisou o projeto] para adequação da referida ciclovia a fim de torná-la também oficial”, diz o documento.
Soma-se a isso a perspectiva de implantação de ciclovias nos dois sentidos da Avenida das Torres, dentro do projeto do PAC da Copa/Mobilidade, que se conectarão ao eixo Dario Lopes dos Santos-Afonso Camargo, interconectando as vias ao centro da cidade em 2013.
Segundo o documento, assinado pelo prefeito Luciano Ducci (PSB), essa readequação não trouxe prejuízos para o cronograma nem para o orçamento da obra. Ainda de acordo com o ofício, “o trecho será devidamente sinalizado conforme os padrões determinados pelo Denatran”.
Para cumprir essa promessa, entretanto,será preciso especial atenção nas intersecções da ciclovia com as ruas Sérgio Venci, Imaculada Conceição e Iapó, onde há possibilidade de conversão à esquerda dos veículos que vêm pela Engenheiros Rebouças e pontos cegos para os veículos que entram na rua, representando riscos para os ciclistas.
A ciclovia da Engenheiros Rebouças, agora elevada ao status de “ciclovia oficial”, vai se conectar ao trecho de ciclovia compartilhada entre as ruas Conselheiro Laurindo e Alferes Poli. Este trecho, segundo o prefeito, também será requalificado com obras de alargamento, restauração do pavimento e sinalização cicloviária.
Veja no mapa a configuração da nova ciclovia:
-
PEC da Anistia dá margem para pagamento de multas por caixa-dois de partidos com dinheiro público
-
Trunfo de Milei, erro de Lula: a Argentina arruma a casa e o Brasil, não
-
As novas gafes de Biden e Kamala Harris “no aquecimento”; ouça o podcast
-
Governo diz que proposta do PL para isentar carne de imposto foi “vitória de Lula”
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS