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Com o nome de Circuito Ciclofaixa Curitiba, a capital paranaense terá uma rede de ciclofaixas de lazer — vias demarcadas para circulação exclusiva de bicicletas nos fins de semana.
A pintura e sinalização das ciclofaixas — que será fixa e permanente — já começou na área central da cidade. As ruas André de Barros e Nilo Cairo, que farão parte do trajeto, já receberam a sinalização.

O trajeto compreenderá aproximadamente 4 quilômetros da região central da cidade, passando pelas ruas XV de Novembro; Marechal Deodoro; Emiliano Perneta; Visconde de Nácar; André de Barros e Avenida Mariano Torres.

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“A primeira fase da ciclofaixa é um circuito central que destaca aspectos históricos da cidade e visa estimular o respeito mútuo entre o ciclista e motoristas”, informa a prefeitura, que diz ainda que “este é apenas o primeiro trecho da ciclofaixa” e que “em breve novos circuitos serão lançados na cidade”.

Inicialmente, as ciclofaixas de lazer seriam inauguradas no dia 25 de
setembro, como parte das comemorações do Mês da Bicicleta em Curitiba. No entanto, um atraso na execução do projeto — que está sendo tocado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) — adiou os planos. A inauguração da ciclofaixa está prevista para o dia 23 de outubro, um domingo. A circulação dos ciclistas terá apoio da Urbs.

Lado errado?

Antes mesmo da inauguração, a ciclofaixa de lazer curitibana vem recebendo críticas nas redes sociais por estar sendo construída do lado esquerdo da faixa de rolamento.

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Segundo os ciclistas, a prefeitura deveria construí-la do lado direito – como prevê o Código Brasileiro de Trânsito –, ajudando a educar motoristas e ciclistas a compartilharem corretamente as vias nos outros 6 dias da semana.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Prefeitura de Curitiba diz que a opção pelo lado esquerdo foi baseada na segurança dos usuários e redução de problemas com o trânsito.

“A primeira fase da ciclo-faixa está concentrada em área com passagem de ônibus. A ciclo-faixa no lado esquerdo não gerará transtornos com este modal de transporte, garantindo a segurança dos ciclistas e dos usuários do transporte coletivo de nossa cidade”, diz a nota da prefeitura.

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Confira o trajeto do “Circuito Ciclístico”:

Ciclofaixa paulista

Em São Paulo, o programa Ciclofaixa de Lazer tem representado uma importante política pública de inserção da cultura da bicicleta.

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“Muitas pessoas começam pedalando por lazer aos fins de semana e percebem que também é possível usar a bicicleta como meio de transporte”, diz a coordenadora do programa Pró-Ciclista de São Paulo, Laura Lúcia Vieira Coneviva.

Mas, segundo ela, apenas a pintura de faixas nas ruas não é o suficiente. “É preciso fomentar o uso da bicicleta, provendo infraestrutura física, percursos seguros, estacionamentos, gerenciamento de tráfego para a bicicleta, educação de trânsito e comunicação social”, avalia.

Em São Paulo, inicialmente foram implantados 4 quilômetros de ciclofaixas de lazer — hoje a rede compreende 45 km. “A preferência é dos ciclistas. Não interessa que fique apenas uma faixa para os carros”, explica.

A infraestrutura é montada com sinalização vertical, mesmo em dias de chuva. Segundo Laura, a iniciativa ajudou a introduzir a bicicleta no cotidiano paulista, reduzindo quase pela metade as estatísticas de mortes de ciclistas no trânsito — de 96 mortes em 2006 para 49 mortes em 2010.

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“Existe uma disputa de poder concreta pela territorialidade da bicicleta. Mas não adianta usar a ciclofaixa de lazer para distensão das pressões sociais. É preciso aproveitar o potencial da bike como meio de transporte”, avalia.

Atualização

O Ir e Vir de Bike informou, em primeira mão, a criação da ciclofaixa de lazer curitibana, antes da medida ser revelada pelo prefeito Luciano Ducci (PSB), durante a coletiva de imprensa em que foi anunciado o investimento para a construção do metrô de Curitiba.

Inicialmente o projeto foi descrito como Circuito Ciclístico, como vinha sendo tratado informalmente em uma das secretarias municipais responsáveis pelo projeto. No lançamento, entretanto, a iniciativa acabou recebendo o nome oficial, de Circuito Ciclofaixa.

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