Até o fim deste ano, Curitiba vai implantar oito circuitos de cicloturismo urbano em homenagem a expoentes da cultural local. Os dois primeiros roteiros deverão homenagear o poeta Paulo Leminski e o desenhista e muralista Poty Lazzarotto.
A ideia é fazer com que tanto a população local quanto os turistas possam percorrer esses roteiros de forma autoguiada, por meio de sinalização turística própria, conhecendo informações sobre o trabalho e a obra desses artistas.
O pré-lançamento dos roteiros foi foi feito na última sexta-feira (14) pelo Instituto Municipal de Turismo (Ctur) durante o Salão Paranaense de Turismo. Os roteiros, que ainda receberão sinalização própria antes de serem lançados para a população, terão como referência os painéis de Poty Lazzarotto e alguns locais frequentados por Paulo Leminski, espalhados pela cidade.
O presidente do Ctur, Paulo Colnaghi, conta que o desenvolvimento do roteiro teve a participação da família dos dois artistas, além de contar com o auxílio do urbanauta Eduardo Fenianos. “É um tipo de que só vem aumentando no mundo inteiro e, além de mostrar a cidade, revela a cultura de Curitiba e dois ícones da cidade”, diz Colnaghi.
Roteiros
“A Curitiba de Leminski” tem como destaque a casa onde o poeta morou na infância, o colégio que estudou, locais que costumava frequentar como livrarias, restaurantes e cafés, a Pedreira Paulo Leminski e o Estádio do Atlético Paranaense. São 30 pontos, dentre os quais estão bares, restaurantes e locais comuns que o poeta criou muitas de suas obras.
Serão criados, ainda, espaços dedicados poeta, como a construção de um espaço cultural na Pedreira Paulo Leminski, uma estátua (em local ainda a ser definido), e a execução de algumas ações de divulgação como a plotagem dos ônibus da Linha Turismo (em 2014) com os traços do bigode do artista, uma de suas características marcantes.
Poty e os painéis
Os painéis do gravador, ilustrador, muralista, professor de artes e artista plástico Poty Lazzarotto espalhados pela cidade, e que ornamentam diversos espaços públicos de Curitiba, serão unidos em um roteiro turístico que passa na Praça Tiradentes, Palácio Iguaçu, Torre Panorâmica, Teatro Guaíra ou na Praça do Homem Nu (Praça 19 de Dezembro). A proposta é que os interessados conheçam esses pontos de bicicleta, em um caminho de 12 quilômetros.
Com informações da Agência de Notícias da Prefeitura de Curitiba