| Foto:
CARREGANDO :)
Publicidade

A nova campanha institucional do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) desenvolveu uma peça publicitária para incentivar o cumprimento do artigo 201 do Código de Trânsito Brasileiro — a chamada lei do 1,5 metro, distância que deve ser respeitada pelos motoristas ao passar ou ultrapassar uma bicicleta.

De forma didática e criativa, a peça interativa, criada para o ambiente web, sugere que o internauta aproxime o cursor do mouse de um ciclista em movimento “para ver o que acontece”. Mas, ao tentar tocar o ciclista, o cursor não ultrapassa o limite de segurança previsto na lei, indicando que esse comportamento também deve ser reproduzido nas ruas.

Outra peça, da mesma campanha, deixa o mouse incontrolável durante a navegação. A princípio, chega a dar a impressão de que há algum problema no computador. Até que aparece a mensagem explicando: é isso o que acontece quando você bebe e dirige.

A campanha também conta com um filme (veja abaixo) que estimula a reflexão sobre o comportamento do cidadão no trânsito e propõe que é chegada a hora de “reaprender a andar”.

Para quem se acostumou nos últimos anos a ver órgãos públicos promovendo publicidade de forma personalista e claramente eleitoreira, a campanha do Detran é um sinal extremamente positivo.

Publicidade

O Código Brasileiro de Trânsito estabelece como responsabilidade dos órgãos estaduais de trânsito “estimular e orientar a execução de campanhas educativas de trânsito” (Art. 14, inciso IV).

Já a Constituição Federal prevê, em seu artigo 37, que a administração pública direta deve obedecer aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. E estabelece ainda: “A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos”.

A nova campanha do Detran parece ir ao encontro desses objetivos ao promover, de forma educativa, a educação e o respeito no trânsito.

Fauna no trânsito

Publicidade

Curiosamente, o Detran-PR é comandado por um especialista em manejo e adaptação de animais domésticos. Parece piada pronta, mas não é. O zootecnista Marcos Elias Traad da Silva, nomeado pelo governador Beto Richa (PSDB) para cuidar do trânsito paranaense, era diretor do zoológico de Curitiba e fazia o personagem Dr. Zoo em um telejornal da Rede Massa (SBT).

Com um gestor de “perfil técnico” à frente do órgão, é impossível não se lembrar da campanha Cidadão em Trânsito, que fez sucesso por aqui ao associar hábitos dos motoristas curitibanos com animais, como a anta, o rato e a perua.

A campanha em questão deu resultados. Segundo dados do BPTran, entre 1997 e 1998 – época da divulgação das peças — houve uma queda de 60% nas infrações ligadas à campanha: bloqueio de cruzamentos, desrespeito ao sinal vermelho, estacionamento em fila dupla, entre outros.

São números significativos que provam que campanhas inteligentes fazem toda a diferença e podem salvar vidas. O diretor do Detran poderia usar sua expertise no trato com os animais para ajudar a tornar nosso trânsito um pouco menos selvagem.

Veja o vídeo institucional da nova campanha do Detran-PR

Publicidade