Hoje renovei minha esperança de que podemos, sim, ter cidades mais humanas e um trânsito melhor no futuro. Recebi os exemplares da coleção “Trânsito – Mobilidade e Cidadania”, uma série de livros didáticos para crianças do Ensino Fundamental (dos 6 anos aos 10 anos), escritos pela pedagoga Maria Ribeiro e ditados pela Escala Educacional.
Por meio de ações que ultrapassam a grade curricular tradicional, abordando situações presentes no dia a dia de todos, os livros estimulam a reflexão sobre o papel de cada um como pedestre, passageiro, ciclista e motorista no convívio social do trânsito.
As cartilhas explicam de forma clara e didática normas de circulação, acessibilidade, mobilidade, legislação e, o mais importante, cidadania, respeito e convivência pacífica entre os diversos atores do trânsito.
A bicicleta está presente com destaque em todos os livros da série, apontada como “um outro jeito de ir e vir”. Para os alunos do 1º ano, por exemplo, há um capítulo específico que conta a história e a evolução do veículo de duas rodas, explica as regras de trânsito e de segurança com um enfoque favorável à mobilidade sustentável.
O livro também traz atividades lúdicas, com adesivos estimulando atitudes de respeito no trânsito e um quebra-cabeças com a imagem de ciclistas, pedestres, carros e ônibus convivendo pacificamente.
A apostila também sugere como atividade o desenvolvimento de cartazes relacionados ao uso da bicicleta. Uma grande contribuição para construir um futuro com cidadãos mais conscientes e formar os cicloativistas do amanhã!
A leitura e reeducação também é extremamente recomendável para muitos adultos que, mesmo com uma carteira de habilitação, permanecem analfabetos em questões de cidadania e respeito ao próximo nas ruas. Só mesmo a educação pode transformar e nunca é tarde para começar a aprender.
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