A empresa administradora de estacionamentos Estapar, que afirma ser uma empresa “amiga da bicicleta”, tem um posicionamento contraditório quando às políticas de incentivo ao uso desse meio de transporte.
Em São Paulo, a empresa é apoiadora do projeto “Vá de Bicicleta”, em parceria com a Porto Seguro. A iniciativa disponibiliza, gratuitamente, em estacionamentos da rede, bicicletas para clientes da companhia de seguros, além de paraciclos para que os paulistanos tenham um local adequado para estacionar sua própria “magrela”.
Já em Curitiba, a mesma Estapar, que divulga o apoio ao uso da bicicleta com destaque no link de “Responsabilidade Social” de seu site, proíbe ciclistas de usarem, na condição de clientes, o espaço da empresa para guardar suas bicicletas.
O empresário Cristian Trentin, sócio-proprietário da EcoBike Courier, empresa que faz entregas exclusivamente com o uso de bicicletas, conta que, da noite para o dia, foi informado que não poderia mais deixar as bicicletas na unidade da Estapar da rua José Loureiro.
“Nossos bikers tinham autorização para deixarem as bikes no estacionamento. Usamos o espaço por duas semanas até que a empresa colocou um cartaz, informando que o estacionamento é proibido para as bicicletas. Segundo o funcionário do local, são normas da empresa”, conta.
De acordo com Trentin, nenhum estacionamento da região central de Curitiba disponibiliza vagas para ciclistas. “Nossos funcionários agora deixam as bicicletas na rua. Uma triste realidade. Apesar disso, o site da Estapar fala em apoio ao uso das bicicletas”, lamenta o empresário.
Por meio de nota enviada pela assessoria da imprensa, a Estapar Estacionamentos informou que as bicicletas estavam sendo deixadas nas dependências do estacionamento “em local não autorizado e impróprio para tal finalidade”.
“A empresa está analisando a possibilidade de adoção de instalações adequadas para estacionamento de bicicletas na unidade, que atendam os padrões de qualidade e segurança no atendimento que fazemos questão de oferecer a todos os nossos clientes, em todas as cidades em que atuamos”, diz a nota.
Sobre a eventual diferença no tratamento dos ciclistas paulistanos e curitibanos, a empresa salienta que é apoiadora do programa UseBike, “uma iniciativa de mobilidade urbana sustentável promovida pela Porto Seguro, que tem como objetivo incentivar o uso de bicicletas na cidade de São Paulo”.
Para tanto, ainda de acordo com a assessoria de imprensa da Estapar, seis estacionamentos da rede foram devidamente equipados com áreas especiais e reservadas para receber com segurança e qualidade as bicicletas.
Saiba mais
Leia a matéria Ciclistas têm dificuldade para estacionar bikes em Curitiba, da repórter Mariana Scoz.
_________________________o>°o
Pedale com o blog
Siga as atualizações pelo Twitter.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS