| Foto:
CARREGANDO :)

O Facebook censurou uma foto da Bicicletada em homenagem ao Oil Man, realizada no último domingo (17), em Curitiba. A imagem, postada pelo jornalista e escritor curitibano Luiz Andrioli mostrava um grupo de ciclistas usando sungas e tênis e bicicleta — assim como faz o famoso personagem da cultura urbana local.

Publicidade

A foto, publicada na manhã de sábado (17), foi retirada do ar à noite. Segundo Andrioli, a imagem repercutiu e teve mais de 500 compartilhamentos ao longo do dia, além de cerca de 600 comentários sobre a Bicicletada e o uso da bicicleta como veículo de transporte.

Quando a fotografia foi deletada, toda a discussão foi tirada do ar também. “O que mais me assustou, além de eles terem censurado a foto, é terem censurado a discussão sobre mobilidade e bicicleta. É uma atitude bastante infeliz. Fiquei preocupado. Todo o arsenal de discussão, um grande fórum que se criou, foi apagado. Estamos dividindo opiniões e emoções (no Facebook) e numa decisão infeliz tudo é jogado fora”, lamenta.

O Facebook informou, através da assessoria de imprensa, que não explicaria o motivo da retirada da foto e da discussão em torno dela do site. “Não temos como afirmar por que essa foto especificamente foi tirada do ar. Pode ter sido porque eles estavam de sunga ou alguém pode ter feito uma denúncia da imagem”, diz o e-mail enviado. A assessoria não respondeu se o Facebook estuda rever a decisão.

Curitiba Oil Ride

Publicidade

A bicicleta em homenagem ao Oil Man marcou o encerramento das atividades do movimento cicloativista curitibano em 2011.

A manifestação contou com a presença de aproximadamente 200 pessoas. Cerca de 50 ciclistas — incluindo homens, mulheres e crianças — resolveram encarnar o personagem e se vestiram como o Oil Man.

Além de pedir mais respeito às bicicletas nas ruas, os manifestantes também fizeram um ato de repúdio aos vereadores de Curitiba, que na semana passada aumentaram em 28% seus próprios salários e criaram 13º salário para a “categoria”.

O ciclistas fizeram a chamada dos vereadores e derramaram vidros de óleo de peroba em frente à Câmara Municipal.

Com informações de Heliberton Cesca, da Gazeta do Povo.

Publicidade

Enquete

O Ir e Vir de Bike quer saber: para você, qual foi a maior conquista do movimento cicloativista de Curitiba no ano de 2011?

Participe. Responda pelo Facebook.