O governo do estado do Piauí encontrou uma solução sustentável para resolver o problema do transporte escolar para os alunos das redes estadual e municipal de ensino. Com investimento de R$ 44,6 milhões, o governo vai adquirir um total de 120 mil bicicletas para serem distribuídas aos estudante do estado que moram a uma distância de até quatro quilômetros da escola onde estudam.
O programa Pedala Piauí é executado pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc) e tem como objetivo de facilitar o acesso ao ensino e incentivar a prática de atividades saudáveis. Os equipamentos foram adquiridos por meio de licitação (TC-N-005065/13) ao custo individual de R$ 371,66 por bicicleta.
Até agora, o governo já entregou cerca de 10% do total de bicicletas ao municípios. “Essas bicicletas fazem parte de uma política educacional adotada pelo governo do estado. Nosso objetivo é oferecer mais qualidade e segurança para os nossos alunos no percurso de casa para a escola e garantir que todos tenham acesso à Educação”, afirma o secretário da Educação, Átila Lira.
Para o governador Wilson Martins (PSB), a bicicleta representa um novo ciclo na vida dos estudantes e ajuda a evitar a evasão escolar. “Quem já morou na zona rural sabe da dificuldade que é ir para uma escola, de tentar ser alguém na vida. Por isso, estamos encurtando esses caminhos, dando condições totais para o estudante que mora longe ou que mora perto de ter uma carreira profissional, um ensino de qualidade”, diz.
Todos os dias, para chegar até a escola onde cursa o 9º ano, Amanda Íris, 16 anos, percorria uma média de três quilômetros a pé. Ela foi uma das contempladas com as bicicletas do programa. “Vou levar menos tempo para chegar, além do que, não vou chegar cansada para assistir às aulas”, comemora.
Com informações de www.piaui.pi.gov.br
Como a PF costurou diferentes tramas para indiciar Bolsonaro
Cid confirma que Bolsonaro sabia do plano de golpe de Estado, diz advogado
Problemas para Alexandre de Moraes na operação contra Bolsonaro e militares; assista ao Sem Rodeios
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião