• Carregando...
Greca assina carta de compromissos com os ciclistas e promete 600 km de ciclovias
| Foto:
Danilo Herek/Cicloativismo.com
Rafael Greca, candidato do PMDB à Prefeitura de Curitiba, assina carta de compromisso com os ciclistas

O candidato do PMDB à prefeitura de Curitiba, Rafael Greca, assinou na manhã desta sexta-feira (20) a “Carta Compromisso – 10 Pontos para uma Cidade Ciclável”, formulada pela Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu (CicloIguaçu).

O documento apresenta aos candidatos aos Executivos municipais da região do Alto do Rio Iguaçu — que compreende Curitiba e outros 17 municípios da Região Metropolitana — dez pontos considerados essenciais para a construção de cidades cicláveis, verdadeiras amigas, receptivas e incentivadoras do uso da bicicleta como
modal de transporte.

Ex-prefeito de Curitiba entre 1993 e 1997, Greca prometeu implantar 600 quilômetros de infraestrutura cicloviária na capital paranaense caso seja eleito. “Vou contruir 150 quilômetros por ano criando uma rede metropolitana. Uma coisa só vale quando vale para a cidade toda. Quero a ciclovia na cidade toda para o trabalhador, e não apenas para quem vive no centro da cidade”, disse o candidato.

Greca, que defende a ideia de um metrô de superfície ao invés do projeto subterrâneo que vem sendo estudado, disse que pretende implantar uma rede de ciclovias ao longo dos trilhos. “Não faz sentido enterrar o metrô. O metro aéreo é mais barato e a contrução de ciclovias bem projetadas e seguras ao longo da linha é uma forma inteligente de aproveitar o espaço”, defendeu.

Greca também defende a implantação de paraciclos nos 2,5 mil endereços da prefeitura e garante que a meta de 600 quilômetros é perfeitamente viável. “Quero implantar ciclofaixas nas vias lentas das estruturais. Chegar até Piraquara, conectar a Linha Verde. Quem mora na região Norte, em Santa Felicidade, também precisa de uma ligação com o Centro”, explicou.

O peemedibista também criticou os projetos cicloviários implantados pela atual admonistração, como a ciclofaixa da Marechal Floriano. “É pouco. Minhas ciclovias terão 2,2 metros de largura, sinalização, proteção e serão implantadas do lado direito da pista. Não esses avarentos 70 centímetros que foram feitos aqui”, cutucou.

O candidato elogiou a iniciativa da CicloIguaçu de propor um compromisso do próximo prefeito com a causa da bicicleta. “É um documento inteligente, bem formulado e com questões técnicas fundamentais. Não me sinto desconfortável em assiná-lo. O Prefeito é gordinho, não pedala, mas adora bicicleta”, brincou.

Clique aqui e leia a Carta Compromisso assinada por Rafael Greca.

Outros candidatos

Neste sábado (21), o candidato do PDT, Gustavo Fruet, também vai assinar a Carta Compromisso com o ciclistas. Os outros candidatos de Curitiba já foram contatados pela CicloIguaçu para agendar a apresentação do documento. Os candidatos e assessorias da Região Metropolitana de Curitiba que tiverem interesse em apoiar a causa da bicicleta podem entrar em contato com a CicloIguaçu pelo e-mail cicloiguacu@cicloiguacu.org.br

————————
Vote no Ir e Vir de Bike!

O Ir e Vir de Bike concorre ao Prêmio Top Blog 2012 na categoria Variedades.

Para votar, clique no selo abaixo. É possível votar até 3 vezes, usando seu e-mail e os prefis do Facebook e Twitter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]