Neste domingo (17), o Ir e Vir de Bike completa um ano na lista de blogs oficiais da Gazeta do Povo. Neste período, o blog acumulou cerca de 500 mil acessos, nos mais de 300 posts publicados — o que equivale a um novo texto por dia útil, com uma média aproximada de 1,5 mil acessos por post.
Mas o blog não é acompanhado apenas por ciclistas, cicloativistas e amantes da bicicleta: dentre os leitores estão administradores e gestores públicos, arquitetos, urbanistas, vereadores, deputados estatuais e federais, advogados, jornalistas e formadores de opinião.
Com isso, o Ir e Vir de Bike tornou-se um importante fórum de discussão sobre mobilidade urbana sustentável e referência para os movimentos cicloativistas do Paraná e de todo o Brasil.
Originalmente, o blog nasceu no dia 15 de abril — coincidentemente, dada em que se comemora o Dia do Ciclista no Brasil. Criado como um projeto pessoal, o blog ficou apenas dois meses hospedado no Blogspot antes de ser promovido para integrar a lista de blogs da Gazeta do Povo.
O convite partiu da editora-executiva de Economia, Marisa Valério, quando soube que eu postaria no blog as aventuras da Expedição Transpantaneira no Pedal, realizada em junho de 2011.
Com a mudança, pude perceber rapidamente a força e a credibilidade do nome Gazeta do Povo. Até então, o post mais lido do blog havia acumulado a “incrível” marca de 85 acessos após alguns dias no ar. A marca foi superada em questão de horas logo no primeiro post na “nova casa”.
Atualmente, o recorde de post mais lido pertence ao texto “Mais um ciclista morre atropelado na BR-277. Até quando?”, publicado no dia 09/02/2012, e que acumula cerca de 40 mil acessos.
Além do blog no site da Gazeta do Povo, o Ir e Vir de Bike também tem uma página no Facebook, “curtida” e seguida por mais de 6 mil pessoas. O conteúdo mais visto e comentado no Facebook acumula 20,3 mil visualizações, 1.750 compartilhamentos, aproximadamente 1,3 mil “curtidas” e mais de 700 comentários. Além disso, o blog também tem um perfil no Twitter, com outros 700 seguidores.
Além de Curitiba, que concentra 40% dos leitores, o blog também tem grandes grupos de leitores em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus, João Pessoa, Salvador, Porto Alegre, Florianópolis, Brasília, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte e Natal.
Além disso, o blog também é acessado mensalmente por centenas de leitores em mais de 20 países, como Estados Unidos, Portugal, Argentina, Itália, Reino Unido, Colômbia, Venezuela, Chile e França.
Reconhecimento
O Ir e Vir de Bike está entre os blogs mais lidos da Gazeta do Povo e tem os leitores mais “engajados” — que comentam e compartilham os conteúdos nas redes sociais — com índice nove vezes superior ao da média geral de leitores.
Em seu primeiro ano de existência, O blog ficou em 2º lugar no Prêmio Melhores do Ano 2011 da Gazeta do Povo, na categoria blogs, em votação dos jornalistas da Redação e também venceu o concurso “Esse Presente Fez História”, promovido pela Caloi, com o texto “Sobre a minha primeira vez e a magrela que marcou minha vida”.
Compromissos
Aproveito o aniversário de um ano do Ir e Vir de Bike para agradecer o apoio da Gazeta do Povo por acreditar que a bicicleta é mais que um meio de transporte ou um brinquedo de criança: além de ser uma pauta que dá leitura, a bicicleta também oferece às pessoas a possibilidade de sacudir o comodismo e assumir o protagonismo na discussão sobre o futuro das nossas cidades.
Com o blog Ir e Vir de Bike, a Gazeta do Povo é um dos grandes meios de comunicação pioneiros na cobertura setorizada da ciclomobilidade ao lado de veículos como Revista Época São Paulo (Blog Na Bike), jornal O Globo (Blog de Bike) e o grupo Estadão/ESPN (Blog da Renata Falzoni).
Com isso, a Gazeta do Povo cumpre seu papel estratégico de promover o debate democrático em torno de temas que afetam diretamente a vida de todos, como mobilidade, urbanismo, transporte público, meio ambiente, saúde, educação e cidadania.
Além disso, também é fundamental ressaltar o apoio e a garantia de liberdade total que recebo para praticar este trabalho com independência, prestando serviço, apontando as falhas e apresentando propostas, cobrando o poder público com firmeza, mas sem abrir mão da ética e dos princípios do bom jornalismo.
E, com você leitor e amigo do pedal, tenho 500 mil motivos para renovar meu compromisso de defesa da ciclomobilidade na luta por cidades mais amigas da bicicleta e, consequentemente, mais humanas.
Vamos juntos para mais um ano de pedaladas e conquistas!