| Foto:
CARREGANDO :)

O blog Ir e Vir de Bike publica a partir desta quarta-feira (15) uma série de entrevistas sobre o papel da bicicleta no plano de governo dos principais candidatos à prefeitura de Curitiba nas eleições de 2012.

O tema da ciclomobilidade tornou-se um fenômeno mundial, presente nos debates sobre o futuro das grandes cidades e também entrou definitivamente na pauta de discussões sobre a Curitiba do amanhã.

Publicidade

Nas entrevistas, os postulantes ao Palácio 29 de Março detalham aos eleitores curitibanos seus projetos para a área e explicam o que e como pretendem tornar a capital paranaense uma cidade mais amiga das bicicletas no período de 2013 a 2016.

Nunca é demais lembrar que a pauta dos ciclistas e cicloativistas vai muito além da reivindicação por espaços seguros de circulação como ciclovias e ciclofaixas. A inclusão da bicicleta na agenda pública também envolve questões como a democratização do espaço público; mobilidade urbana; transporte público; planejamento urbano; meio ambiente; poluição; saúde e qualidade de vida; educação e segurança no trânsito.

A iniciativa do blog visa contribuir para o aprofundamento do debate democrático, ajudando o cidadão a tomar sua decisão de voto de forma consciente, com informações que lhe permitam escolher o projeto que melhor representa seus anseios para o futuro da cidade.

Confira o calendário de publicação das entrevistas:

Publicidade

Observação: A publicação segue a ordem em que as entrevistas foram concedidas pelos respectivos candidatos. O pedido de agendamento das entrevistas foi feito simultaneamente.

Recusa

O atual prefeito e candidato à reeleição, Luciano Ducci (PSB), foi o
único candidato que se recusou a conceder entrevista ao Ir e Vir de Bike sobre o tema da bicicleta.

Desde o dia 19 de julho, o blog fez diversos contatos com a assessoria da prefeitura e da campanha do candidato, que alegaram “incompatibilidade na agenda” de Luciano Ducci para falar sobre o tema.

A assessoria foi informada que a entrevista levaria cerca de 45 minutos e que haveria disponibilidade para realizá-la em qualquer período do dia, mesmo fora do horário do expediente, inclusive aos finais de semana, no local que fosse mais conveniente para o candidato.

Publicidade

Mesmo assim, a assessoria do candidato negou a possibilidade, mas chegou a propor que as perguntas fossem enviadas por e-mail, para serem respondidas. A sugestão foi recusada, já que não havia qualquer garantia de que as respostas seriam formuladas pelo próprio candidato.

Uma vez que todos os outros candidatos concederam entrevistas presenciais, em conversas olho no olho com este jornalista, sem a ajuda de assessores na formulação das respostas, a alternativa seria injusta com os outros candidatos e, principalmente, com os leitores e eleitores.

Falha nossa

Inicialmente, também estava prevista a publicação de um vídeo de 1 minuto e meio com depoimentos de cada um dos candidatos, com lembranças pessoais sobre o papel da bicicleta em suas vidas.

Um problema técnico na hora de transferir o arquivo ao servidor, entretanto, ocasionou a perda dos dados da entrevista de um dos candidatos. Diante da impossibilidade de recuperar e/ou regravar o material e, para não favorecer os outros candidatos, o material não será publicado. O blog pede desculpas aos leitores e aos entrevistados pelo inconveniente.

Publicidade