Curitiba acelera na contramão da história. A outrora capital ecológica, motivo de orgulho para seus cidadão e exemplo para o mundo, vai trocando o verde da esperança pelos mórbidos tons de cinza.
Mais uma praça da capital paranaense corre o risco de ser riscada do mapa para dar lugar a uma rua. E assim, refúgios de convivência e urbanidade vão sendo atropelados para dar mais espaço às máquinas velozes e poluidoras.
A Prefeitura projeta a destruição da pracinha no Alto da Glória/Juvevê entre as ruas Dr. Goulin, Cambará e Paraguassu para aumentar o fluxo de veículos e a multiplicação de vias rápidas na região.
Como um ato de resistência cidadã, a Bicicletada do mês de setembro será realizada em defesa do espaço público e da valorização do convívio entre as pessoas.
A praça já foi alvo de uma intervenção urbana de revitalização no último dia 6. Agora, no dia 29, os ciclistas vão ocupar a praça mais uma vez para uma celebração com piquenique e manifestações culturais e artísticas.
Cada um pode levar sua ideia e o que tiver em casa para deixar a praça ainda mais bonita!
Em matéria publicada recentemente pela Gazeta do Povo, a pracinha foi lembrada pelos moradores da região:
“O bairro como o conhecíamos não existe mais; está virando uma autopista. O fetiche pelo carro, infelizmente, se transferiu para a agenda política”, criticou o ilustrador e designer Guilherme Caldas.
Ele e outros moradores estão prontos para organizar uma “resistência” caso a prefeitura queira levar a cabo a ideia de transformar a pracinha que une quatro ruas em uma via de tráfego rápido. Morador da região há 72 anos, Odilon Nauck é um dos que estão na bronca: “[A abertura da rua] cria um transtorno, acaba com a nossa tranquilidade e não resolve o problema”.
Veja a programação abaixo.
Dia 29/09 (sábado): 10:00h: Bicicletada “Salve a Praça”. Concentração no Pátio da Reitoria UFPR
11:00h: Chegada na Praça com piquenique, celebração e atrações Culturais
——————————
Vote no Ir e Vir de Bike!
O Ir e Vir de Bike concorre ao Prêmio Top Blog 2012 na categoria Variedades/Blogs Profissionais.
Para votar, clique no selo abaixo. É possível votar até 3 vezes, usando seu e-mail e os perfis do Facebook e Twitter.