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Marcha das 2.012 Bicicletas atinge meta de participantes
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Reprodução
Dia Mundial Sem Carro em Curitiba: ciclistas tentam promover a maior bicicletada do país

Juntamente com a Primavera, em setembro chega o Mês das Bicicletas em Curitiba. E o ponto alto do evento será a Marcha das 2012 Bicicletas, realizada no dia 22 para marcar o Dia Mundial Sem Carro. E, na tarde desta quinta-feira, a página do evento no Facebook recebeu a confirmação de presença do 2.012º participante.

Neste ano, o objetivo da Marcha é promover a maior bicicletada já registrada na história do país, superando o recorde de 2 mil ciclistas da Massa Crítica de Porto Alegre, durante o Fórum Mundial da Bicicleta em fevereiro deste ano.

Em 2011, a prefeitura de Curitiba ignorou o Dia Mundial Sem Carro. Nós não. E assim, mais de 1,2 mil ciclistas tomaram as ruas da cidade, espalhando alegria e o desejo de uma cidade mais humana.

Neste ano, além dos 2012 que já confirmaram presença, outros 560 ciclistas afirmam que “talvez” participem do ovento, o que pode fazer com que o número de ciclistas ultrapasse a marca de 2,5 mil.

Isso significa 2,5 mil carros a menos circulando nas ruas e poluindo o ar que respiramos. Em linha reta, esses carros ocupariam 7,2 km de espaço nas ruas da cidade, causando lentidão e congestionamentos. As bicicletas ocuparão 1,2 quilômetros das vias, provando que o veículo de duas rodas é a solução mais inteligente para garantir um trântito melhor para todos — inclusive para os motoristas.

Reprodução

Dia Mundial Sem Carro

O movimento é comemorada em mais de 300 cidades ao redor do planeta, com objetivo de promover uma reflaxão sobre a mobilidade urbana.

A Bicicletada também é um evento internacional que tem como objetivo do movimento é divulgar a bicicleta como um meio de transporte, exigindo a criação de condições favoráveis para o uso deste veículo, tornando mais ecológica e sustentável a mobilidade das pessoas nos grandes centros urbanos.

Sem líderes ou estatutos, sem siglas ou candidatos, o cicloativismo tem como única bandeira a defensa intransigente da Bicicleta e do direito de ir e vir sobre duas rodas. O movimento não é contra os carros, mas é a favor da bicicleta e de uma cidade pensada para as pessoas.

Brincando com a frase do líder chinês Deng Xiaoping, que usou a parábola do gato para reformar o socialismo daquele país, é possível dizer: “Não importa a cor da bike. O importante é que ela te leve para o lugar que você deseja”.

A Bicicletada é plural e democrática e comporta ciclistas e bicicletas de todas as cores: seja ela a vermelha dos socialistas, a azul dos conservadores, a verde dos ambientalistas ou aquela com as 7 cores do arco-íris dos GLBTs.

A Bicicleta é tão plural que aceita até mesmo os daltônicos. O que une todos é um interesse em comum: o amor pela bicicleta e a esperança de uma cidade melhor e mais humana.

Também não importa o modelo: vale bicicleta infantil com rodinhas, fixa, mountain bike, speed, BMX, barraforte, Ceci ou cargueira.

Reprodução/Bicicleteiros.com.br
Em 2011, ato pelo Dia Mundial Sem Carro reuniu cerca de 1,2 mil ciclistas nas ruas de Curitiba.

Objetivos da Bicicletada

1. Pedalar;
2. Divulgar, estimular, promover e criar condições favoráveis para o uso da bicicleta como meio de transporte;
3. Integrar os ciclistas da cidade e valorizar a cultura da bicicleta;
4. Conscientizar os usuários dos meios de transporte motorizados da importância da bicicleta para aliviar os congestionamentos.

A ideia é celebrar a ocupação das ruas, festejar e fomentar a harmonia no espaço que é de todos. Harmonia, alegria e celebração são as palavras de ordem.

O que é NÃO é legal fazer durante a Bicicletada:

–Insultar verbalmente e ou agredir pedestres, motoristas, passageiros de coletivos e pessoas nos bares, mesmo se eles provocarem;
–Provocar as mulheres na rua. Tanto elas como as mulheres da bicicletada podem se sentir ofendidas;
–Andar com a bicicleta nas calçadas;
–Correr na frente para bloquear o tráfego antes da massa chegar;
–Andar na contra-mão;
–Esquecer de sorrir, acenar e falar com outras pessoas;
–Imaginar que você é moralmente superior só porque está pedalando uma bicicleta
–Abster-se de dizer aos companheiros o que você acha do seu comportamento, seja bom ou ruim. Converse com os outros!
–Interromper desnecessariamente acessos que não serão utilizados pelo passeio
–Usar pistas que não são necessárias. Se houver múltiplas faixas, vamos liberar algumas para os veículos mais rápidos;
–Esquecer que todos somos responsáveis por fazer a massa crítica que nós queremos.

O que é legal fazer durante a Bicicletada

>>Fantasiar-se para chamar a atenção e alegrar o movimento
>>Distribuir panfletos aos pedestres e motoristas explicando porque estamos ali
>>Conversar com o ciclista do lado, fazer amigos e se divertir
>>Cuidar da segurança de todos
>>Abordar amigavelmente aqueles que estão desrespeitando os pedestres e motoristas
>>Distribuir flores e conversar com outras pessoas, passageiros de ônibus e motoristas
>>Convidar as pessoas a se juntarem a nós na próxima vez
>>Ajudar veículos presos atrás da massa a sair para a direita
>>Diminuir a marcha regularmente se você estiver na frente (não importa o quão devagar você acha que está pedalando, lacunas estarão se abrindo atrás de você)
>>Parar no semáforo vermelho quando estiver na frente para permitir que o resto da massa se junte a você
>>Continuar pedalando no semáforo vermelho se a massa já estiver atravessando o cruzamento, pois ficar juntos é mais seguro e previsto por lei
>>Preencher lacunas; massa crítica depende da densidade de bicicleta em relação ao automóvel
>>Lembrar-se que o prazer e o convívio são mais subversivos do que a raiva e provocação.

Não odiamos os carros, amamos bicicleta!

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