Assim como vêm conquistando espaço nas ruas e no debate sobre o futuro das cidades, as bicicletas também estão ganhando destaque no mundo da moda e nas vitrines de lojas físicas e virtuais.
Esse processo é impulsionado por empreendedores que percebem que, mais que simplesmente um produto da moda, o veículo de duas rodas é um estilo de vida que envolve conceitos como liberdade, sustentabilidade, cidadania e atitude.
Em Curitiba, a DPR Lojas, que tem nove estabelecimentos em shoppings e no centro da cidade, abraçou a causa da magrela e vem ajudando a divulgar o VotoLivre.org.
A iniciativa busca assinaturas de apoio a um projeto de iniciativa popular que pede mais ciclovias e coloca a bicicleta com um modal de transporte.
Além de cartazes divulgando o projeto, a rede também usou a bike como tema de sua promoção de Natal e está sorteando nove bicicletas para os clientes da loja. Cada R$ 50 em compras dá direito a um cupom para concorrer a uma das bicicletas Caloi SK 26.
Usuário da bicicleta nos fins de semana, o proprietário da DPR, Marcelo Maria, conta que a iniciativa surgiu como forma de contribuir para a causa das bicicletas em Curitiba. “Muitos clientes estão comentando e mesmo os que não pedalam acabam apoiando a iniciativa da campanha”, relata.
A loja também criou uma “camiseta social” com o slogan “Pedale na Moda” e o desenho de uma bike. Metade da renda obtida com as vendas da peça, que custa R$ 30, será revertida ao hospital Pequeno Cotolengo, na compra de um tipo especial de leite em pó usado na alimentação de crianças em tratamento. O objetivo é conseguir 300 latas, cada uma custa cerca de R$ 20.
Outras empresas também resolveram colocar a bicicleta em evidência usando como vitrine a internet e as redes sociais. O site My Bike Shop aposta especialmente no público feminino, com brincos, pingentes, colares e pulseiras que tem a bicicleta como tema.
Já a Bike Forever, que tem sede em São Paulo, desenvolveu uma linha de produtos focadas no bike style que vão de camisetas à obras de arte.
A empresa do publicitário Martin Montingelli busca na arte uma forma de divulgar e estimular o uso da bicicleta como meio de transporte e lazer. “Junto conosco estão artistas do Brasil e de vários países com vontade de mostrar para todo mundo que é em cima de uma bicicleta que a gente vai encontrar o caminho certo para um planeta mais simples, mais saudável e mais humano”, diz o site da empresa.
***
Enquete
O Ir e Vir de Bike quer saber: para você, qual foi a maior conquista do movimento cicloativista de Curitiba no ano de 2011?
Participe. Responda pelo Facebook.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião