• Carregando...
Neste domingo, UFPR promove pedalada para comemorar um século de história
| Foto:
Vinícius Sgarbe/G1 PR
Ciclistas se reúnem em frente ao prédio histórico da UFPR: bicicleta será tema de estudo das universidades no Paraná.

Como parte do calendário pela comemoração de 100 anos de criação da primeira universidade do país, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) promove neste domingo uma pedalada comemorativa.

A Pedalada dos 100 Anos passará por vários endereços da UFPR espalhados pela cidade, inclusive no primeiro prédio da Universidade, onde hoje se encontra o shopping Omar.

A ação é uma iniciativa do Programa Ciclovida da UFPR, núcleo de pesquisa voltado ao estudo da bicicleta. “Além de comemorar o centenário da Universidade, esse passeio ciclístico serve também para reafirmar o apoio da instituição à bicicleta enquanto um agente transformador desta situação urbanística que está quase chegando ao extremo do caos motorizado”, diz o coordenador do Ciclovida.

Belotto lembra ainda que, apesar de ser um dos maiores polos formadores de tráfego na cidade, a universidade não ensinou seus alunos de engenharia e arquitetura a planejarem para a bicicleta. “Essa situação já está sendo revertida, pois além de possuir programas voltados para a questão da mobilidade urbana, no curso de Arquitetura, por exemplo, já existe na grade curricular a disciplina de Cidade e Meio Ambiente, que possui um módulo específico para tratar da bicicleta”, diz Belotto.

No início de maio, a UFPR inaugurou 300 paraciclos, criando 600 vagas para bicicletas nos câmpus Jardim Botânico e Politécnico, também como parte do programa.

Os participantes da pedalada concorrerão a duas bicicletas e vários brindes oferecidos pelos patrocinadores do evento.

Serviço

Pedalada dos 100 Anos da UFPR

Local: Praça Santos Andrade, em frente ao Prédio Histórico da UFPR;
Horário: concentração às 9 e saída às 10 horas.
Evento gratuíto, aberto para adultos e crianças

Não é necessário inscrição, mas você pode confirmar sua presença pelo Facebook.

Reprodução
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]