| Foto:
CARREGANDO :)

Esta quarta-feira (30) marca o Dia Internacional do Desafio, evento em que várias cidades do mundo entram em uma competição saudável, mobilizando suas populações para a prática de atividades físicas.

Você pode aproveitar a oportunidade e lançar um desafio pessoal, adotando o uso da bicicleta como meio de transporte hoje e, quem sabe, durante todo o ano.

Publicidade

O Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (Tafisa), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha.

No Brasil, o Serviço Social do Comércio (Sesc) é coordenador do Dia do Desafio, que também envolve o poder público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes.

Este ano Curitiba irá disputar com as cidades de Santa Cruz de La Sierra, da Bolívia, e com Tegucigalpa, capital de Honduras. Vence a competição a cidade que contar com o maior número de registros de atividades físicas. O resultado é medido proporcionalmente entre a quantidade de participações e de pessoas que vivem no local.

Em 2011, Curitiba conquistou sua sexta vitória consecutiva ao vencer a disputa com a Región de Los Lagos, do Chile. No total, a capital paranaense registrou 765.355 atividades físicas, com aproximadamente 45,58% da população se mobilizando para participar do evento.

A edição do Pedala Curitiba — pedalada noturna — desta semana teve programação especial voltada ao Dia do Desafio, e reuniu cerca de 200 pessoas na noite de terça-feira.

Publicidade

No Paraná, 345 municípios participaram do Dia do Desafio em 2011, com um total de 4.978.529 paranaenses (51,68% da população) praticando atividades físicas e recreativas durante o evento. O resultado superou a meta do governo do estado, que era mobilizar 4,8 milhões de pessoas.

O registro da prática de atividade física poderá ser realizado por meio da central telefônica exclusiva para contabilizar as participações – 0800 643 6690, ou pelo site do Sesc-PR, entre 0h e 21 horas. O participante pode fazer o registro individual ou de um grupo de pessoas.