• Carregando...
Novo prefeito de Curitiba confirma que vai à cerimônia de posse pedalando
| Foto:
Douglas Oliveira
Fruet com ciclistas da CicloIguaçu, em pedalada pelo centro de Curitiba

O prefeito eleito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), deverá demonstrar seu real comprometimento em favor da ciclomobilidade logo no primeiro dia de seu mandato.

Menos de 24 horas após o fechamento das urnas, Fruet reafirmou o compromisso assumido diante de representantes do movimento cicloativista de que seu primeiro ato oficial será ir pedalando ao Palácio 29 de Março, no dia 1º de janeiro de 2013, onde tomará posse como prefeito da cidade.

Nessa segunda-feira, em entrevista ao portal G1, ele confirmou que irá à cerimônia pedalando. Segundo Fruet, essa é uma das poucas coisas que já estão definidas, antes mesmo da divulgação dos nomes dos secretários e da equipe que vai conduzir a transição.

“Esse também é o papel de um prefeito. É preciso mostrar que aquilo é pra valer. E sei que isso dá margens para todos os tipos de reação, mas é importante, é necessário, é um gesto estimular transportes alternativos”, justificou o então candidato em entrevista ao blog Ir e Vir de Bike durante o primeiro turno.

Durante a corrida eleitoral, Fruet assinou a “Carta Compromisso – 10 Pontos para uma Cidade Ciclável”, formulada pela Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu (CicloIguaçu). Dentre os principais pontos do documento, estão a implantação de um sistema cicloviário nas vias estruturais da cidade (paralelo às canaletas do ônibus expresso); a criação de campanhas educativas permanentes, acompanhadas de efetiva fiscalização da Secretaria de Trânsito (Setran) em casos de descumprimento do Código de Trânsito Brasileio; e, a criação de um departamento de mobilidade não-motorizada na Setran, para servir de eixo de formulação e implantação de políticas públicas de mobilidade.

No segundo turno, em novo encontro com os ciclistas, Fruet assentiu e concordou com a urgência desses pontos. No seu plano de governo, consta a implantação de 300 quilômetros de infraestrutura cicloviária na capital, além da criação de rotas para pequenos deslocamentos dentro dos bairros.

Se cumprida a meta, somada à recuperação dos atuais 118 quilômetros – também compromisso firmado pelo candidato –, Curitiba pode chegar em 2016 com cerca de 420 quilômetros de infraestrutura cicloviária; índice comparável ao da cidade de Bogotá, capital da Colômbia, que se tornou referência na área de mobilidade urbana.

Douglas Oliveira
Candidato do PDT à prefeitura de Curitiba, Gustavo Fruet assina carta de compromissos com os ciclistas

Ao comentar seu plano para a ciclomobilidade, Fruet disse acreditar que “a bicicleta é um caminho sem volta”. O objetivo do novo prefeito para a área é o de criar condições para que entre 5% e 10% dos deslocamentos diários na capital paranaense sejam feitos por bicicletas.

O número, diz, tem como base o índice de uso de bicicletas em cidades que investiram e criaram condições seguras para o uso desse modal. Isso significa de 62 mil a 125 mil carros a menos em circulação nas ruas da cidade. Em linha reta, essa frota ocupa diariamente mais de 360 quilômetros das vias de Curitiba.

Danilo Herek/Cicloativismo.com
Fruet: “É preciso mostrar que é pra valer. O gesto respalda um papel de liderança”.

Outro ponto fundamental defendido pelo agora prefeito eleito foi a de colocar como condição às pessoas que vão trabalhar com a área de mobilidade na Urbs, Ippuc e na Secretaria de Trânsito, que pedalem com maior freqüência. Isso é fundamental, já que os formuladores dessas políticas públicas precisam conhecer a realidade das ruas, que difere, e muito, da Curitiba das pranchetas.

Mas, de boas intenções, o mundo da política está cheio. Por experiência, sabemos perfeitamente que, no Brasil, passada a eleição, uma carta compromisso pode se transformar em apenas um pedaço de papel com uma assinatura. Isso, inclusive, já aconteceu por aqui (mas, dessa vez, não passou em branco).

Fruet tem consciência do que o aguarda e sabe que será cobrado pelo cumprimento de cada um dos compromissos assumidos durante a campanha (não apenas na área da ciclomobilidade).

E essa cobrança começa já a partir do primeiro dia do seu mandato: o novo prefeito vai ter de pedalar!

Confira as lembranças de infância de Gustavo Fruet e suas pedaladas em Curitiba:

—————————
O blog Ir e Vir de Bike passou para a segunda fase do Prêmio Top Blog 2012, ficando entre os 100 mais votados do país na categoria Variedades/Blogs Profissionais.

Esta fase é um “segundo turno” com os melhores classificados. A votação recomeça do zero, ou seja, todos os que votaram na primeira fase podem (e devem!) votar de novo.

Para votar, clique no selo abaixo. É possível votar até 3 vezes, usando seu e-mail e os perfis do Facebook e Twitter.

Se você curte Ir e Vir de Bike, dê seu voto de apoio!

Blogs da Gazeta do Povo

Dos seis blogs da Gazeta do Povo que estão participando do Prêmio Top Blog, todos passaram para a segunda fase, ficando entre os 100 mais votados em suas categorias.

Clique aqui para votar no Blog Animal

Clique aqui para votar no Tubo de Ensaio

Clique aqui para votar no CWB Live

CLique aqui para votar no Diario de Antonio

Clique aqui para votar no Uma Família Brasileira na China

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]