O secretário-geral das Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, espera que a cultura da bicicleta continue crescendo nas cidades. Segundo ele, a bicicleta não é apenas um meio de transporte de baixo carbono, mas também é benéfica para a saúde das pessoas e uma importante ferramenta para o desenvolvimento sustentável.
“Eu prefiro muito mais ver bicicletas e ciclistas por aqui que as limousines, SUVs blindados e outros veículos beberrões de gasolina que nós usamos nas Nações Unidas”, disse Ban Ki-moon à oficiais da ONU, diplomatas e membros de organizações da sociedade civil que participaram de uma pedalada, realizada no último dia 8 em Nova York, para destacar os benefícios da bicicleta como meio de transporte urbano sustentável.
O passeio foi organizado pelo embaixador holandês Herman Schaper como preparação para a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) e precedeu a primeira reunião de um grupo de trabalho que irá produzir um programa de transporte sustentável.
A mobilidade é uma questão central da agenda atual da ONU, com a ênfase no transporte urbano. Os bancos multilaterais devem oferecer bilhões de dólares para financiamentos nos próximos anos.
O assistente secretário-geral Steltzer deu instruções sobre a finalidade do programa e arranjos institucionais entre a ONU e os governos, ONGs e o setor privado. Ele também sugeriu a composição de um painel de alto nível para aconselhar e apoiar o secretário-geral.
A Cycling Embassy, da Holanda, entidade governamental para promoção da cultura da bicicleta, participa do grupo de trabalho que irá entregar um relatório em novembro.
Advogado da bicicleta
“No ano passado, em um discurso sobre a saúde, eu mencionei que as bicicletas são ótimas para o nosso corpo e para o nosso planeta. No dia seguinte, um blog me chamou de ‘o mais novo advogado mundial da bicicleta’. Eu gosto desse título”, disse o secretário-geral.
Ban Ki-moon disse ainda que a Rio+20 será uma oportunidade para os países chegarem a acordo sobre abordagens mais limpas e mais verde para o desenvolvimento, incluindo o transporte sustentável.
“As bicicletas são importantes, mas são apenas parte de um quadro maior: os nossos esforços globais devem ser para alcançarmos um desenvolvimento verdadeiramente sustentável. Nosso desafio é fazer com que o mundo utilize energia renovável para alimentar os nossos trens, aviões, ônibus e barcos. Isto é especialmente importante para as cidades “, acrescentou.