“Respeite os ciclistas: eles colaboram para um trânsito mais limpo”. O que já é óbvio para muitos, agora será lembrado diariamente, em letras luminosas e garrafais, para aqueles que sofrem de uma síndrome de amnésia quando estão atrás de um volante.
A Secretaria de Trânsito de Curitiba (Setran) confirmou ao Ir e Vir de Bike que os painéis de trânsito do Anel Central também vão exibir mensagens educativas focadas exclusivamente na questão da bicicleta no trânsito da capital paranaense.
O engajamento do poder público em campanhas oficiais de educação de motoristas e ciclistas para o compartilhamento seguro das vias é uma das principais bandeiras dos cicloativistas.
Ao acatar as sugestões, propostas publicamente pelos ciclistas no 2º Fórum Curitiba de Trânsito e no debate Mobilidade, Meio Ambiente e Sustentabilidade da OAB-PR, a Setran dá um sinal extremamente positivo de que a bicicleta passa, de fato, a integrar o planejamento do trânsito da cidade.
Os avisos, que serão exibidos em painéis de LED de 4 metros x 1,2 metro, servirão para orientar e educar motoristas e ciclistas que transitarem pelas ruas do Anel Viário sobre uma convivência mais harmônica. A cidade toda ganha com isso.
E, como defendem os cicloativistas, as orientações não são apenas para os que dirigem, mas também — e principalmente — para os que pedalam. Orientações sobre não pedalar sobre as calçadas, o respeito à preferência dos pedestres e para que os ciclistas não trafeguem na contramão serão destinadas aos usuários da bicicleta.
Isso ajudará a reduzir a assimetria de conhecimento da legislação de trânsito entre motoristas — que passam por cursos teóricos e práticos antes de terem a habilitação — e ciclistas, que para andar de bicicleta precisam apenas saber pedalar, o que, em tese, habilita uma criança de 7 anos de idade a pedalar pelas ruas da cidade.
Ao todo, serão 14 painéis de mensagens variáveis que fazem parte do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM). A previsão é que até o final do mês de junho todos estejam em funcionamento.
As informações serão colocadas em tempo real e vão avisar motoristas sobre as condições de tráfego das vias, informando, por exemplo, a existência de acidentes e congestionamentos.
Anel Viário
O Anel Viário é um conjunto de ruas que vai compor um grande binário que contornará o Centro da cidade, permitindo deslocamentos em mão única entre bairros contornando a área central.
Ao todo são trechos de 23 ruas que estão sendo revitalizadas pela Prefeitura com obras de drenagem, nova pavimentação, calçadas, sinalização, iluminação e paisagismo, além do aparato tecnológico que vai melhorar a mobilidade urbana em todo o trecho, com reflexos também no entorno.
Porém, o projeto de mobilidade, que custou R$ 36 milhões, deixou de fora a implantação de uma infraestrutura cicloviária, com a construção de ciclovias e ciclofaixas, que poderiam integrar oito bairros da capital — Rebouças, Alto da XV, Alto da Glória, Centro Cívico, Bom Retiro, Mercês, Batel e Água Verde –, ajudando a melhorar o trânsito.
Confira as frases que a Setran pretende exibir nos painéis do Anel Central
Para os motoristas:
– Cada bicicleta a mais na via significa mais espaço para todos.
– Respeite os ciclistas: eles colaboram para um trânsito mais limpo.
– Bicicletas têm preferência sobre veículos motorizados! Respeite o ciclista.
– Bicicleta é veículo e tem direito a ocupar espaço na via. Respeite o ciclista.
– A que distância e velocidade você passaria de uma bike conduzida pelo seu filho? Devagar! Guarde o mínimo 1,50m de distância.
Para os ciclistas:
– Bicicleta é veículo. Portanto, deve seguir a lei de trânsito igual a todos os veículos.
– Ciclista: para usar as calçadas, desmonte da bike.
– Ciclista: pedale no mesmo sentido da via – Art 58 do CTB.
Para todos:
– Bicicletas melhoram a saúde do ciclista e do trânsito: menos poluição.
– CTB, Art 29: veículos grandes respeitam os menores, motorizados os não motorizados, e todos respeitam o pedestre;
Tem alguma sugestão de frase? Deixe seu comentário no campo abaixo.
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião