“Respeite os ciclistas: eles colaboram para um trânsito mais limpo”. O que já é óbvio para muitos, agora será lembrado diariamente, em letras luminosas e garrafais, para aqueles que sofrem de uma síndrome de amnésia quando estão atrás de um volante.
A Secretaria de Trânsito de Curitiba (Setran) confirmou ao Ir e Vir de Bike que os painéis de trânsito do Anel Central também vão exibir mensagens educativas focadas exclusivamente na questão da bicicleta no trânsito da capital paranaense.
O engajamento do poder público em campanhas oficiais de educação de motoristas e ciclistas para o compartilhamento seguro das vias é uma das principais bandeiras dos cicloativistas.
Ao acatar as sugestões, propostas publicamente pelos ciclistas no 2º Fórum Curitiba de Trânsito e no debate Mobilidade, Meio Ambiente e Sustentabilidade da OAB-PR, a Setran dá um sinal extremamente positivo de que a bicicleta passa, de fato, a integrar o planejamento do trânsito da cidade.
Os avisos, que serão exibidos em painéis de LED de 4 metros x 1,2 metro, servirão para orientar e educar motoristas e ciclistas que transitarem pelas ruas do Anel Viário sobre uma convivência mais harmônica. A cidade toda ganha com isso.
E, como defendem os cicloativistas, as orientações não são apenas para os que dirigem, mas também — e principalmente — para os que pedalam. Orientações sobre não pedalar sobre as calçadas, o respeito à preferência dos pedestres e para que os ciclistas não trafeguem na contramão serão destinadas aos usuários da bicicleta.
Isso ajudará a reduzir a assimetria de conhecimento da legislação de trânsito entre motoristas — que passam por cursos teóricos e práticos antes de terem a habilitação — e ciclistas, que para andar de bicicleta precisam apenas saber pedalar, o que, em tese, habilita uma criança de 7 anos de idade a pedalar pelas ruas da cidade.
Ao todo, serão 14 painéis de mensagens variáveis que fazem parte do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM). A previsão é que até o final do mês de junho todos estejam em funcionamento.
As informações serão colocadas em tempo real e vão avisar motoristas sobre as condições de tráfego das vias, informando, por exemplo, a existência de acidentes e congestionamentos.
Anel Viário
O Anel Viário é um conjunto de ruas que vai compor um grande binário que contornará o Centro da cidade, permitindo deslocamentos em mão única entre bairros contornando a área central.
Ao todo são trechos de 23 ruas que estão sendo revitalizadas pela Prefeitura com obras de drenagem, nova pavimentação, calçadas, sinalização, iluminação e paisagismo, além do aparato tecnológico que vai melhorar a mobilidade urbana em todo o trecho, com reflexos também no entorno.
Porém, o projeto de mobilidade, que custou R$ 36 milhões, deixou de fora a implantação de uma infraestrutura cicloviária, com a construção de ciclovias e ciclofaixas, que poderiam integrar oito bairros da capital — Rebouças, Alto da XV, Alto da Glória, Centro Cívico, Bom Retiro, Mercês, Batel e Água Verde –, ajudando a melhorar o trânsito.
Confira as frases que a Setran pretende exibir nos painéis do Anel Central
Para os motoristas:
– Cada bicicleta a mais na via significa mais espaço para todos.
– Respeite os ciclistas: eles colaboram para um trânsito mais limpo.
– Bicicletas têm preferência sobre veículos motorizados! Respeite o ciclista.
– Bicicleta é veículo e tem direito a ocupar espaço na via. Respeite o ciclista.
– A que distância e velocidade você passaria de uma bike conduzida pelo seu filho? Devagar! Guarde o mínimo 1,50m de distância.
Para os ciclistas:
– Bicicleta é veículo. Portanto, deve seguir a lei de trânsito igual a todos os veículos.
– Ciclista: para usar as calçadas, desmonte da bike.
– Ciclista: pedale no mesmo sentido da via – Art 58 do CTB.
Para todos:
– Bicicletas melhoram a saúde do ciclista e do trânsito: menos poluição.
– CTB, Art 29: veículos grandes respeitam os menores, motorizados os não motorizados, e todos respeitam o pedestre;
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