![Paraciclos devem ser bonitos ou funcionais? Paraciclos devem ser bonitos ou funcionais?](https://media.gazetadopovo.com.br/vozes/2011/10/para-cwb-1076a9d8.jpg)
![Divulgação/Prefeitura de Curitiba](https://media.gazetadopovo.com.br/vozes/2011/10/para-cwb-1076a9d8.jpg)
Modelo de paraciclo que será instalado na região central de Curitiba.
O último post do blog, sobre o modelo de paraciclos apresentado pela Prefeitura de Curitiba, gerou comentários de alguns leitores, que questionaram a falta de originalidade do projeto.
Na blogosfera e redes sociais, não faltaram críticas a “simplicidade” do equipamento – composto por dois arcos afixados ao solo –, considerado a solução “mais preguiçosa”. Mas, afinal de contas, um paraciclo deve ser bonito ou funcional?
A Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu (CicloIguaçu), que participou da reunião de apresentação do projeto, representando os ciclistas, aprovou o modelo por sua funcionalidade.
Particularmente, também gostei da proposta e estou ansioso para vê-la se tornando realidade. A instalação dos paraciclos será executada com a verba de uma emenda parlamentar e, para não “perder” a verba, as obras deverão ser executadas até o fim deste ano.
Como dizem por aí, “o ótimo é inimigo do bom”. Basta lembrar que, da última vez que tentou instalar um equipamento desses, a prefeitura de Curitiba conseguiu virar motivo de piada nacional.
A “inovação” criou o único paraciclo do planeta que, além de feio, não servia sequer para prender uma bicicleta! (Posteriormente, após as críticas negativas, a prefeitura substituiu a “obra de arte” por paraciclos funcionais)
Quem usa a magrela por aqui sabe da dificuldade de encontrar espaço adequado para estacioná-la no centro da cidade, parques e prédios públicos.
A própria Câmara Municipal, por exemplo, não tem um paraciclo. O que existia, foi removido para “criar mais vagas para os carros”. Que belo exemplo dos nossos vereadores!
Já o novo projeto tende a criar 500 vagas de estacionamento para bicicletas no centro da cidade e nos “eixos culturais”. É um grande avanço para quem até hoje tinha que se contentar em achar um poste qualquer.
Ainda assim, cabe o legítimo questionamento dos que defendem que esse equipamento urbano pode ajudar a tornar a cidade mais bonita.
Não são poucos os exemplos mundo afora de cidades que criaram soluções simples, bonitas e criativas para resolver o problema da falta de estacionamentos para bicicletas.
Fiz uma rápida pesquisa e selecionei alguns modelos de paraciclos e bicicletários ao redor do mundo.
Confira e opine: para você, os paraciclos devem ser bonitos ou apenas funcionais? Qual seria o melhor modelo para Curitiba?
Nova York
![Reprodução](https://media.gazetadopovo.com.br/vozes/2011/10/david-byrne-1076a9d8.jpg)
Paraciclos desenhados pelo músico e cicloativista David Byrne instalados em Nova York.
Paraciclos temáticos: cifrão em Wall Street, sapato na Quinta Avenida e forma abstrata em frente ao Museu de Arte Moderna (MoMA).
![Reprodução](https://media.gazetadopovo.com.br/vozes/2011/10/nc_photo_guy-1076a9d8.jpg)
Outro modelo de paraciclo em NYC.
Outra proposta de NY dá funcionalidade ao símbolo da bicicleta.
Bogotá
![Reprodução](https://media.gazetadopovo.com.br/vozes/2011/10/bogota-624x468-1076a9d8.jpg)
Bicicletário em Bogotá, na Colômbia.
Com mais de 400 quilômetros de ciclovias, a capital colombiana também pensou em uma infraestrutura adequada para os usuários de bicicleta.
Berlim
![Reprodução](https://media.gazetadopovo.com.br/vozes/2011/10/berlin081037-624x468-1076a9d8.jpg)
Bicicletário em frente a um centro comercial em Berlim.
Considerada uma das cidades mais “amigáveis” (bike friendly) do mundo, Berlim tem paraciclos em centros comerciais, prédios públicos e locais de grande circulação de pessoas.
Buenos Aires
![Reprodução](https://media.gazetadopovo.com.br/vozes/2011/10/bike-argentina-624x902-1076a9d8.jpg)
Los hermanos en bici: paraciclo em Buenos Aires.
A capital argentina implantou um dos mais bem sucedidos projetos de mobilidade urbana para bicicletas, chamado Mejor en Bici. Implantação de paraciclos é parte da política de estímulo ao uso da bike.
Montreal
![Reprodução](https://media.gazetadopovo.com.br/vozes/2011/10/montreal081057-1076a9d8.jpg)
Paraciclo em Montreal, no Canadá.
No inverno, a temperatura média da capital da província de Quebéc é de -10,4 °C. Mesmo assim, a cidade estimula o uso da bicicleta e oferece infraestrutura adequada aos usuários.
Salt Lake City
![Reprodução](https://media.gazetadopovo.com.br/vozes/2011/10/salc1-1076a9d8.jpg)
Em Salt Lake City, capital do estado norte-americano de Utah, paraciclo é autoexplicativo.
Outra cidade que convive com a neve quase 8 meses do ano, Salt Lake City também possui infraestrutura invejável para uso das bicicletas.
Amsterdã
![Reprodução](https://media.gazetadopovo.com.br/vozes/2011/10/amsterdan-1076a9d8.jpg)
Estacionamento público em Amsterdã, na Holanda: Cara, cadê minha bike?
Com a maior frota de bicicletas por habitantes do mundo, capital da Holanda tem estacionamentos públicos “de causar inveja”.
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