Quem conhece a cidade histórica de Paranaguá, no litoral do Paraná, sabe que, mais do que os navios do porto, são as bicicletas que garantem a mobilidade da população no município mais antigo do estado.
Para promover a segurança de quem faz da bicicleta seu meio de transporte, a Guarda Municipal está promovendo uma distribuição gratuita de adesivos refletores para as bicicletas de moradores e visitantes que passam pela passarela da Ilha dos Valadares, além de orientação quanto à segurança no trânsito.
“A Ilha dos Valadares têm muitos ciclistas. Recentemente, em quatro dias de contagem, contabilizamos 18 mil bicicletas que passaram pela ponte. Por isso resolvemos focar neste público, para garantir a segurança de todos”, diz o secretário de Segurança Pública de Paranaguá, Cícero Fernandes.
A comunidade da ilha tem cerca de 25 mil habitantes, o que significa que, em média, quase 20% da população usa diariamente a bicicleta como meio de transporte até o continente.
Recentemente, por meio do decreto nº 732/2013, a prefeitura regulamentou o uso da passarela, proibindo o trânsito de veículos automotores. Apenas motos e bicicletas estão liberadas, desde que empurradas pelos condutores. A fiscalização é feita pela Guarda Civil Municipal inclusive aos sábados, domingos e feriados.
Ciclovias
Em julho, a prefeitura de Paranaguá iniciou as obras no bairro do Rocio, que inclui a construção de uma ciclovia até o santuário de Nossa Senhora do Rocio, padroeira da cidade. A obra está sendo realizada com recursos da prefeitura e do Ministério do Turismo, em um convênio no valor de R$ 97,5 mil.