| Foto:
CARREGANDO :)

O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), foi agraciado pelo movimento Bicicletada com o “Troféu Muy Amigo da Bicicleta. A honraria, maior distinção concedida pelo movimento cicloativista paranaense, é um reconhecimento aos grandes feitos do prefeito à causa das duas rodas, que nos últimos anos ajudou a tornar Curitiba mundialmente famosa como a Copenhagen do Sul.

O prêmio foi entregue na manhã de sábado (31) após a realização da edição de março da Bicicletada. Cerca de 50 ciclistas foram prestigiar a cerimônia de inauguração de um monumento em homenagem à atriz paranaense Lala Schneider, na Praça Santos Andrade.

Publicidade

Com um sorriso amarelo no rosto e visivelmente constrangido, o prefeito recebeu o troféu das mãos de um cicloativista. Durante a entrega, alguns assessores, sem perceber a ironia do ato, aplaudiram a entrega do “prêmio”. Alguns vereadores, inclusive, posaram de “papagaio de pirata” ao lado de Ducci.

“O prêmio é uma homenagem à contribuição do prefeito Ducci à ciclomobilidade, um reconhecimento de que a prefeitura se preocupa em oferecer um modal alternativo, condizente com a vocação de Capital Ecológica da cidade”, disse, com sarcasmo, um cicloativista que usava a máscara do Anonymus.

Para os cicloativistas, os “feitos” que merecem destaque são a ciclofaixa de 75 centímetros de largura na Marechal Floriano; a Ciclofaixa de Lazer, com quatro quilômetros, no centro da cidade e que só funciona aos domingos; e, os paraciclos, que precisaram ser retirados e refeitos porque a pintura começou a descascar antes mesmo da inauguração dos equipamentos.

A entrega do troféu também foi acompanhada pelo governador paranaense Beto Richa (PSDB), que fez questão de manifestar seu apoio à bicicleta e lembrou que, “onde era possível, mandou construir ciclovias” durante sua gestão como prefeito da capital paranaense (2005-2010). Ele citou como exemplo a Linha Verde.

O governador pediu a assessores e se comprometeu a marcar uma audiência com membros da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu (CicloIguaçu). Quando ainda era prefeito, além da ciclofaixa da Marechal, Richa prometeu aos ciclistas a construção de uma ciclovia na Avenida Visconde de Guarapuava, outra na Avenida Comendador Franco (das Torres) e a inclusão da bicicleta no plano de revitalização da Avenida Cândido de Abreu. Nenhuma promessa foi cumprida por ele ou por seu sucessor.

Publicidade

Diálogo

Após a “cerimônia”, prefeito e governador conversaram com os ciclistas. Ducci explicou que a obra de implantação de uma ciclovia na Avenida Fredolin Wolf está parada porque a construtura responsável pela obra faliu. De acordo com ele, as obras devem ser retomadas dentro de 15 ou 20 dias.

O prefeito disse ainda que vai cobrar da Secretaria de Trânsito (Setran) campanhas educativas com foco nos ciclistas.

O prefeito reconheceu ainda o erro de não ter programado nenhum evento oficial no Dia Mundial Sem Carro de 2011. “Comeram bola. Não sou eu que vou organizar isso. Comeram bola”, disse. O prefeito se comprometeu a promover ações “mais ousadas” em 2012 e disse que irá pedalar na edição do Dia Mundial Sem Carro deste ano. “Pode gravar”, afirmou.

Publicidade