Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Prefeitura suspende implantação de ciclofaixa na via de acesso ao zoológico

Via de acesso ao zoologico de Curitiba. Ciclofaixa foi retirada do projeto de revitalização. (Foto: Cesar Brustolin/SMCS) (Foto: )
Via de acesso ao zoologico de Curitiba. Ciclofaixa foi retirada do projeto de revitalização. (Foto: Cesar Brustolin/SMCS)

Via de acesso ao zoologico de Curitiba. Ciclofaixa foi retirada do projeto de revitalização. (Foto: Cesar Brustolin/SMCS)

A prefeitura de Curitiba anunciou em seu site oficial que vai iniciar em março uma obra de recuperação da via de acesso ao zoológico pela Avenida Marechal Floriano. A “novidade” já havia sido anunciada em fevereiro de 2012 pela gestão passada – que, à época, afirmou que já tinha os recursos necessários para aplicar na obra.

A grande diferença é que, na promessa do então prefeito Luciano Ducci (PSB), o projeto previa a inclusão de uma ciclofaixa no trecho de seis quilômetros entre o Parque Náutico do Iguaçu e a entrada do zoo. A infraestrutura para os ciclistas, no entanto, foi retirada do projeto que será tocado agora pelo prefeito Gustavo Fruet (PDT).

O projeto original, com a ciclofaixa, havia sido desenhado e aprovado pelos engenheiros e arquitetos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). De acordo com o estudo, a estrada, atualmente de mão dupla, seria convertida em mão única para o tráfego de veículos e receberia uma ciclofaixa permitindo o tráfego de ciclistas nos dois sentidos.

No fim de 2011, a Câmara de Vereadores havia aprovado uma autorização para o Executivo municipal contratar um empréstimo no valor de até R$ 32 milhões, junto a Agência de Fomento do Paraná, para execução de obras de pavimentação, drenagem, calçadas, iluminação, sinalização e ciclovias de diversos pontos da cidade. Nessa proposta, também estava prevista a requalificação com implantação de passeios, paisagismo, sinalização indicativa e iluminação e readequação do pavimento da via de acesso ao Zoológico Municipal, entre a Avenida Marechal Floriano Peixoto e a entrada do parque.

zoo

Projeto previa inclusão de ciclofaixa na via de acesso ao zoológico de Curitiba.

O argumento da prefeitura para retirar a ciclofaixa do plano de recuperação do trecho é de que se trata de uma “obra emergencial”. “Quando for implantado o Circuito Interparques haverá sim uma ligação cicloviária amplamente sinalizada e segura de acesso ao Zoológico de Curitiba”, diz a prefeitura através de sua assessoria de imprensa, sem precisar uma data.

“Para instalar uma via ciclável na cidade é preciso que sejam implantadas também as condições de segurança para tanto, o que demanda um projeto mais complexo. Caso contrário, colocaremos em risco a vida dos ciclistas”, completa a prefeitura.

A chamada “Estrada Intercavas”, que beira as cavas do Rio Iguaçu e dá acesso ao zoológico, está totalmente abandonada há anos. O asfalto está esburacado e a via totalmente sem sinalização, colocando em risco a vida dos ciclistas que transitam pelo local nas condições atuais. Outro problema é o acúmulo de lixo na beira da via e o esgoto despejado no rio. O projeto, apresentado pela prefeitura há dois anos, havia sido elaborado pela equipe técnica do Ippuc.

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.